Topo

Finalista no Rio, Fla disputou o título em 10 das 13 competições que jogou

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2021 04h00

Classificado para a final do Campeonato Carioca, o Flamengo segue acrescentando história a sua era dourada iniciada em 2019. Prova disso é que, desde aquele ano, o Rubro-Negro só não disputou três títulos de todos os 13 campeonatos que participou.

Já são oito conquistas, entre históricas e de menor peso e o estadual é a chance para a nona. Como a Libertadores deste ano ainda está em curso, ainda não foi levada em consideração na matemática.

De lá para cá, o clube da Gávea foi campeão da Libertadores, da Recopa e bicampeão brasileiro, carioca e da Supercopa do Brasil. No Mundial Interclubes de 2019 o Flamengo foi vice para o Liverpool (ING). E ficou fora da disputa de título somente nas Copas do Brasil de 2019 e 2020 e da Libertadores de 2020.

Nesta temporada o Rubro-Negro ainda tem pela frente a Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, chegando em todas apontado como um dos principais favoritos.

Sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Flamengo vem de seis vitórias consecutivas, igualando uma marca de 2019, quando o clube encantou o mundo sob a batuta do português Jorge Jesus.

"Fico feliz com uma comparação boa, porque é um grande momento do Flamengo. O estilo de jogo que o Flamengo joga hoje é mais do que eu entendo sobre futebol. Não me baseio muito no passado. Fico feliz só de ter uma comparação com um cara tão vitorioso e que teve uma história aqui no Flamengo [Jorge Jesus]. Que a gente possa acumular mais uma vitória. Dessas vitórias, três foram na Libertadores. E acho que isso é um peso maior nessas seis vitórias seguidas", avaliou Ceni.

Classificado para a final do Campeonato Carioca, agora o Flamengo aguarda o vencedor do duelo entre o Fluminense e a Portuguesa, que se enfrentam neste domingo (9), às 16h, no Maracanã (RJ). No jogo de ida, as equipes empataram em 1 a 1, o que dá ao Tricolor a vantagem de jogar pelo empate, uma vez que terminou a fase classificatória na frente da Lusa carioca.

Após o descanso deste domingo, o Rubro-Negro irá virar a chave para a Copa Libertadores, onde na próxima terça-feira enfrenta o Unión La Calera, no Chile.

A "era de ouro" do Flamengo

2019

Campeonato Carioca - campeão

Copa do Brasil - Eliminado nas quartas

Campeonato Brasileiro - campeão

Libertadores - campeão

Mundial Interclubes - vice

2020

Campeonato Carioca - campeão

Copa do Brasil - Eliminado nas quartas

Campeonato Brasileiro - campeão

Supercopa do Brasil - campeão

Recopa - campeão

Libertadores - Eliminado nas oitavas

2021

Supercopa do Brasil - campeão

Campeonato Carioca - finalista