Topo

Grêmio

Após goleada histórica, Grêmio defende vantagem de olho em marca de 30 anos

Tiago Nunes tem 100% de aproveitamento no comando do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Tiago Nunes tem 100% de aproveitamento no comando do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2021 04h00

O Grêmio viveu, na última quinta-feira, um momento histórico. Aplicou uma goleada esmagadora pela Sul-Americana. Os 8 a 0 sobre o Aragua, da Venezuela, embalam o time de Tiago Nunes de olho em uma marca de 30 anos: o tetracampeonato gaúcho.

A última vez que teve uma sequência igual ou maior que três títulos do Estadual ocorreu entre 1985 e 1990, quando o Tricolor venceu cinco vezes seguidas o Gauchão. Depois, alternou-se com o Inter, com exceção de raros momentos de vitória de equipes do interior. As maiores sequências gremistas foram de dois títulos, ocorridas em 95 e 96 e 2006 e 2007. Até a atual, que começou em 2018 e pode simbolizar o tetra em 2021.

Para isso é necessário confirmar a vantagem conquistada no jogo de ida. Na serra gaúcha, a equipe de Porto Alegre fez 2 a 1 no Caxias. Por isso, joga por qualquer empate ou vitória hoje (9), na Arena, às 16h (de Brasília). E depois, obviamente, repetir sucesso na decisão.

A arrancada do técnico Tiago Nunes garante segurança aos gremistas. Desde que assumiu o time, o treinador só venceu. Foram triunfos contra Ypiranga, Lanús, Caxias e Aragua, com 15 gols marcados — quase quatro por jogo de média — e quatro sofridos — média de um por partida.

A direção gremista explicou, há algum tempo, que a Sul-Americana, competição pela qual veio a goleada histórica, não é prioridade. Ainda que tenha 100% de aproveitamento no torneio, ele é secundário em comparação ao Gauchão, em sua fase final, e Brasileiro e Copa do Brasil, que estarão no calendário logo em seguida.

Aos poucos Tiago Nunes está alterando a forma da equipe jogar. Em relação ao trabalho do antecessor, Renato Gaúcho, a equipe já se posiciona diferente no gramado e tem outra dinâmica para atacar e defender. Além disso, em todos os testes pelos quais passou até agora teve sucesso.

"O Tiago tem se mostrado um profissional muito competente, muito estudioso, focado nos detalhes. A gente tem treinado bastante coisa tática, bola parada, posicionamento. Quando se joga quinta e domingo, o tempo é curto. A gente está treinando pontualmente o que ele quer, o que acha mais importante", disse o zagueiro Pedro Geromel.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CAXIAS
Data e hora:
09/05/2021 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Fabrício Lima Bassegio
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Grêmio: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique, Maicon, Léo Pereira e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Tiago Nunes.
Caxias: Marcelo Pitol; John Lennon, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Tontini, Gustavo Ramos, Marlon e Jhon Cley; Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda.

Grêmio