Topo

Santos

Traços demonstrados por Diniz no São Paulo pesaram em acerto com Santos

Fernando Diniz, durante a partida entre São Paulo e Grêmio - Marcello Zambrana/AGIF
Fernando Diniz, durante a partida entre São Paulo e Grêmio Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

08/05/2021 04h00

Não é segredo que Fernando Diniz tem facilidade para trabalhar com jovens. Isso para o Santos, foi um aspecto fundamental na decisão pela sua contratação, pois grande parte do elenco é composto por jovens formados nas categorias de base. O treinador de 47 anos, porém, tem mais a oferecer ao Santos. Veja abaixo alguns traços do novo comandante, demonstrados principalmente na passagem pelo São Paulo, que pesaram na decisão do alvinegro pelo acerto.

Gestor de pessoas

Diniz é visto como um ótimo gestor de pessoas. O técnico é do tipo que separa um tempo do treino para conversar com dois ou três jogadores. Resenha mesmo, além de futebol. Pergunta da família, dos filhos, dos sonhos e metas. Ele quer estar por dentro e entender quais são os objetivos individuais de cada um ali dentro. Isso, consequentemente, gera confiança e estreita os laços com o elenco.

Poucas lesões e blindagem

Diniz sempre teve como filosofia blindar o futebol das situações extracampo - quem conhece o treinador se surpreendeu com a briga pública envolvendo Tchê Tchê no São Paulo na última temporada. O treinador sempre apostou, nos seus trabalhos, na confiança dos atletas. Diniz também chamou a atenção da diretoria santista pela redução na incidência de lesões na temporada que passou no Morumbi - o Tricolor tinha sofrido com jogadores no departamento médico antes da chegada do comandante, e atribuiu a melhora ao seu trabalho. Em uma temporada com calendário truncado e maratonas de jogos, o histórico foi um fator relevante.

Treinos longos e detalhados

Diniz tem fama de não ligar para o relógio na hora de treinar sua equipe. As atividades longas, intensas e detalhadas. Ele para o treino, volta, ajusta, conversa individualmente e auxilia. A forma de trabalhar é vista como positiva e ideal para um elenco repleto de jovens inexperientes como o Santos.

Potencializar jogadores

O Santos aposta que jogadores como Kaiky, Vinicius Balieiro, Gabriel Pirani e Ângelo terão uma atenção especial do treinador. A diretoria alvinegra viu o que aconteceu na temporada passada no São Paulo, com as ascensões de nomes como Gabriel Sara, Luan e Brenner. Isso não se limita aos jovens - jogadores mais experientes, como Luciano, também tiveram o desempenho potencializado pela passagem de Diniz. O alvinegro aposta que o treinador possa repetir a recuperação de jogadores que já viveram grande fase e impulsionar as jovens promessas na Vila Belmiro, tirando o melhor dos atletas.

Presidência por perto

Como o UOL Esporte já publicou, uma das coisas que animou Diniz a fechar com o Santos foi o tom das conversas com o presidente Andrés Rueda. Por causa dessa segurança, Diniz conta com a presença do cartola mais vezes no CT Rei Pelé. O elenco também já havia sentido falta da aproximação da diretoria no centro de treinamento e, com a chegada do novo comandante, esse laço provavelmente se estreitará.

Santos