Topo

Corinthians

Não é só o Palmeiras: há mais em jogo em Corinthians x Novorizontino

Corinthians receberá Novorizontino em sua arena - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians receberá Novorizontino em sua arena Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Corinthians enfrenta o Novorizontino com o destino do Palmeiras nas mãos: caso seja derrotado, tira o alviverde da fase mata-mata da competição. Há, entretanto, mais em jogo na partida - um bom resultado pode dar ao alvinegro a vantagem de decidir em casa nas possíveis semifinal e final. A uma rodada para acabar a fase de grupos, o Timão tem a terceira melhor campanha da competição, atrás de São Paulo e Red Bull Bragantino.

O Corinthians soma 22 pontos no Grupo A, enquanto o São Paulo lidera o Grupo B com 26. O Red Bull Bragantino também tem 22 pontos, mas conta com um gol a mais de saldo.

Nas quartas de final, o Corinthians receberá a Inter de Limeira, segunda colocada do grupo. A pontuação continua sendo somada durante o mata-mata. Ou seja, se avançar com vitória, o time ganha três pontos. Se passar nos pênaltis após empate no tempo normal, fica com um ponto a mais. A cada fase, o clube de melhor campanha decide em casa.

Até por isso o Corinthians ignora o fato de o Palmeiras depender da vitória sobre o Novorizontino para ter chances de se classificar ao mata-mata. O rival alviverde disputa com a equipe de Novo Horizonte a última vaga do Grupo C.

"Temos um jogo extremamente importante para nós, queremos a vitória, o Corinthians vive de vitórias, é importante que estabeleça mais uma marca", disse o técnico Vagner Mancini.

Em busca da vantagem de poder decidir em casa no mata-mata, o Corinthians viu seu aproveitamento cair na Neo Química Arena desde o ano passado, com a falta de público em razão da pandemia do coronavírus.

Em 31 jogos em casa sem torcida, foram 12 vitórias, 13 empates e 6 derrotas, um aproveitamento de 52,7% dos pontos. Desde a inauguração da arena em 2014 até 2014, o pior desempenho do Timão havia sido em 2019, com 61% de aproveitamento.

Neste Campeonato Paulista, o Corinthians atuou cinco vezes na Neo Química Arena e está invicto. Venceu Ponte Preta e Ituano e empatou com Palmeiras, São Bento e São Paulo. O aproveitamento é de 60%.

Corinthians