Topo

Uefa prepara primeira retaliação contra Superliga, diz jornal francês

20/04/2020 - Alexis Mac Allister, do Brighton, com camiseta contra a Superliga: Conquiste (Earn it) e o logo da Liga dos Campeões, antes da partida contra o Chelsea, um dos fundadores da Superliga - Mike Hewitt/Getty Images
20/04/2020 - Alexis Mac Allister, do Brighton, com camiseta contra a Superliga: Conquiste (Earn it) e o logo da Liga dos Campeões, antes da partida contra o Chelsea, um dos fundadores da Superliga Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Colaboração apra o UOL

07/05/2021 13h12

A Uefa já planeja a primeira retaliação contra os clubes criadores da Superliga, revelou o jornal francês "L'Équipe". Sem poder multar ou excluí-los das competições em um primeiro momento, a entidade deverá retirar as vagas via coeficiente de clubes que seriam colocadas a partir de 2024, quando o novo formato da Liga dos Campeões entrará em vigor.

"Em retaliação contra os criadores da Superliga, a Uefa planeja reverter a decisão de dar duas vagas adicionais na Liga dos Campeões para os 'grandes' clubes que não teriam conseguido graças ao seu campeonato", escreveu o jornal francês.

Quando anunciou o novo formato da competição em 19 de abril, a Uefa revelou que duas das 36 vagas na fase principal seriam reservadas para os clubes que não tivessem lugares garantidos, mas fossem os melhores colocados no ranking de coeficiente de clubes, que leva em conta os resultados das últimas cinco temporadas.

O acordo feito entre Uefa e os clubes visava proteger os grandes clubes e garantir a participação deles se eventualmente fizessem uma má campanha em seus campeonatos nacionais. O anúncio da Superliga, porém, mudou os planos da confederação europeia, que pensa em uma nova forma de distribuição de vagas na fase principal da Liga dos Campeões.