Topo

'O Atlético-MG me tirou da depressão', conta influencer Gustavo Tubarão

Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, influencer Gustavo Tubarão é torcedor do Atlético-MG - Reprodução/Instagram
Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, influencer Gustavo Tubarão é torcedor do Atlético-MG Imagem: Reprodução/Instagram

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2021 04h00

"Mudei para Belo Horizonte em 2014. Como não tinha amigos e tenho que lidar com o bullying na escola, eu queria voltar para a roça. Comecei a ir no jogos do Galo e a fazer amizades na torcida. Falo com toda tranquilidade que o Atlético me tirou da depressão quando mudei para cá". Fenômeno da internet, o influencer Gustavo Almeida Freire, o Gustavo Tubarão, acumula uma legião de fãs de todas as idades e tem a vida diretamente ligada ao clube de coração.

Nascido em Cana Verde, cidade de menos de 10 mil habitantes e a 280 quilômetros da capital, o jovem de 21 anos tem quase 5 milhões de seguidores apenas no Instagram. Para se ter ideia, o Atlético-MG possui pouco mais de 1,7 milhão na plataforma. Torcedor do alvinegro desde criança, por influência do pai, com quem costumava ouvir as partidas pelo radinho de pilha, Gustavo fez uma promessa especial à avó, figura ilustre em seus stories.

"Dona Creuza é atleticana fanática e nunca foi ao estádio. Quando acabar a pandemia, eu já prometi que vou levá-la", conta o 'agroboy' ao UOL Esporte.

Outro feito comemorado por Gustavo foi converter o pequeno Isaac 'Amendoim', personagem de suas histórias. O baixinho, que já se aproxima da marca de 1 milhão de seguidores no perfil pessoal, mudou a casaca por influência do 'patrão'.

"Na primeira vez que ele apareceu nos meus stories —ainda nem gravava vídeos e tinha uns seis anos—, estava com uma camisa do Cruzeiro. Ele nem acompanhava futebol. Eu dei uma camisa do Galo e mandei ele virar atleticano, na brincadeira, claro. Agora ele fala que é", explica, às gargalhadas.

Gustavo Tubarão - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Gustavo Tubarão passou a acompanhar o Galo mais de perto a partir de 2014, quando mudou-se para BH
Imagem: Arquivo Pessoal

Amor x trabalho

Apesar de todo o amor ao Atlético-MG, Tubarão evita falar de futebol em seus conteúdos, sempre voltados para o dia a dia na zona rural. Ele, inclusive, evita aparecer com a camisa do clube. Como tem muitos fãs de todas as torcidas, prefere assim.

"Evito, sim, e uso mais em dia de jogos, porque tenho muitos seguidores cruzeirenses, flamenguistas... São todos muito fanáticos, assim como eu. Não quero que se incomodem, me vendo com a camisa do Galo", explica o criador de conteúdos.

Aproximação com o Atlético-MG

Fã de Victor, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, Gustavo lamenta ainda 'não ter sido notado' pelos dois primeiros no Instagram. Contudo, vibra que o camisa 9 seja um de seus seguidores por lá. Apesar desta alegria parcial, ele também recebeu atenção especial do clube. Convidado para anunciar a contratação do volante Tchê Tchê, Tubarão viveu emoção ímpar.

"Para mim não tem preço ter o reconhecimento do meu time, que me dá tanta raiva e alegria ao mesmo tempo. Ficou muito feliz mesmo", relata o mineirinho, que gravou o primeiro vídeo em 2017, após a morte de um grande amigo. Em novembro do ano passado, ele tinha cerca de 500 mil seguidores; em menos de um mês, ganhou mais 1,5 milhão.