PUBLICIDADE
Topo

Futebol

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mauro Cezar: Palmeiras está louco para se classificar no Paulista

Do UOL, em São Paulo

07/05/2021 15h37

Classificação e Jogos

Com o Palmeiras em situação difícil de classificação no Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira e o presidente Mauricio Galiotte declararam em entrevistas que o planejamento do clube seria utilizar o torneio estadual como pré-temporada, apostando em um time de jogadores mais novos, mas com as duas vitórias seguidas na competição sobre Santo André e no clássico com o Santos, o atual campeão aumentou suas chances de avançar ao mata-mata, sendo que no clássico foram a campo titulares como Weverton e o lateral Viña.

No podcast Posse de Bola #123, Mauro Cezar questiona as declarações por representantes do Palmeiras em relação ao Paulistão, considerando que mesmo o time B ou C do Alviverde poderia se avançar na competição pelo elenco superior à maioria dos adversários que o clube encontra no estadual, além de citar alguns dos jogadores que foram a campo contra o Santos.

"Quando o time está próximo de uma eliminação de um campeonato onde com o time B ou C ele já teria ainda assim jogadores melhores do que a maioria dos adversários, vamos pegar o time do Novorizontino, completo, sem desfalques, pega o time B/C do Palmeiras. Quem é melhor? Quem tem melhores condições de trabalho? Quem ganha mais salários? Quem tem mais torcida? Quem tem mais mídia? Quem tem mais condições, o Novorizontino ou o time B ou C do Palmeiras? É o time do Palmeiras. Então isso é conversa fiada", diz Mauro Cezar.

"Para disfarçar um vexame, vem essa conversa. O torcedor mais fanático que gosta de embarcar, e todas as torcidas têm isso, em conversa de dirigente, ele compra essa versão, mas um cara minimamente atento vai dizer 'espera aí, para cima de mim, não'. Tanto que o Palmeiras já colocou um time que não foi um time de garotos, botou um time cheio de jogadores ali, quem fez o primeiro gol do Palmeiras ontem? O lateral esquerdo reserva? Libertadores ele não joga, só joga a pré-temporada?", completa.

O jornalista afirma que o clube quer sim se classificar e vai querer brigar pelo título caso consiga a segunda posição em seu grupo, como vai comemorar a conquista como fez no ano passado se levar a taça diante de um rival.

"O Palmeiras está louco para se classificar e se classificar vai ficar louco para ganhar o campeonato, e se ganhar o campeonato em cima do Corinthians ou em cima do São Paulo, por exemplo, vai festejar que nem no ano passado, isso é óbvio, isso é evidente, e acho que tem que fazer isso, tratando como algo secundário, porque mais importante é a Libertadores. Tratar como secundário não significa, 'ah vou tratar como pré-temporada'. Ou você assume que é pré-temporada", diz Mauro Cezar.

"Abel Ferreira é melhor como encantador de serpentes do que às vezes como técnico"

O discurso de Abel Ferreira a respeito do calendário também não convence o jornalista, que critica a forma como parte da imprensa aceita sem nenhum questionamento algumas declarações dadas pelo treinador português.

"É incrível que parte da imprensa compre essa conversa, compram essa conversa e repetem, não é verdade, é só olhar as escalações, e o técnico vai na mesma conversa. Para mim, o Abel Ferreira é melhor como encantador de serpentes, na linha Tite, como o Lugano falou no passado, do que às vezes como técnico, porque todas as versões que ele joga emplacam em boa parte da mídia, é inacreditável", diz Mauro.

"O cara reclama do calendário, que não tem tempo para treinar, mas aí ele fica viajando. Todas as versões dele encontram apoio de muita gente, pouco se questiona, pouco se faz reflexões, não sei se é complexo de vira-latas porque o cara veio da Europa, o que é", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol