Topo

ANÁLISE

Rafael Oliveira: Real Madrid chegar a semifinal talvez tenha sido lucro

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 04h00

O Real Madrid foi eliminado na semifinal da Liga dos Campeões ao perder ontem (5) por 2 a 0 para o Chelsea, em jogo no qual o técnico Zinedine Zidane promoveu alterações no time, com a entrada de Eden Hazard entre os titulares e mudança no posicionamento de Vinícius Júnior, mas não teve êxito, vendo o domínio do clube inglês no Stamford Bridge.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL sobre Liga dos Campeões, Rafael Oliveira analisa a eliminação do Real Madrid, as escolhas do Zidane, considera que o time foi além do esperado pelo que jogou na temporada, lembrando que nas duas edições anteriores, o clube não havia passado nem mesmo das oitavas de final.

"É importante a gente lembrar de um outro detalhe, o Real Madrid chegar à semifinal dessa Champions foi lucro, o Real Madrid não era um time nessa temporada para ir tão longe, não jogava bola para isso, estava com o elenco extremamente limitado pelas lesões, pelos desfalques, as carências ofensivas eram claras desde o início da temporada, então era mais um início de temporada pensando o quê? É Benzema mais o quê? Quem vai decidir jogos? O Hazard vai passar a ser uma peça confiável? Acabou não sendo pelo segundo ano?, afirma o jornalista.

"Eu acho que o Real Madrid chegar à semifinal talvez tenha sido lucro, não é que tenha sido uma decepção cair agora, não", completa.

Em relação à escalação diferente de Zidane em relação ao primeiro jogo do confronto, Rafael Oliveira afirma que o técnico merengue adotou uma estratégia válida, mas foi infeliz na escolha das peças.

"Eu não tendo a olhar para o que ele tentou hoje como um desastre do ponto de vista tático, eu acho que foi uma tentativa. Eu não sou de apontar assim e falar 'nossa, isso aqui foi completamente errado'. Pode der certo, pode dar errado, mas acho que algumas das intenções até funcionaram no primeiro tempo, as decisões piores não foram nem as táticas, eu acho que o que foi pior foi a questão da escolha das peças, principalmente quando a gente fala do Hazard, por exemplo, sendo o pilar para a construção desse time?, diz Rafael Oliveira.

"Poderia ter mudado dentro do jogo, por exemplo, colocando o Vinícius Júnior para ser um segundo atacante, tentando uma outra peça na ala, o próprio Valverde, poderia ter feito isso. Então eu acho que ele pecou mais nas peças do que no tabuleiro, eu acho que no tabuleiro a ideia tinha lógica, só que ele foi muito superado pelo que acontecia entre os cenários dos tabuleiros, o que seria isso? As transições. O Chelsea ganhou todos os duelos, o Chelsea recuperava, acelerava e levava perigo, foi assim na ida também", conclui.