Topo

Guto Ferreira, do Ceará, sobre altitude de La Paz: "jogador se afogou"

Guto Ferreira, do Ceará, em coletiva na Bolívia - Reprodução/Conmebol TV
Guto Ferreira, do Ceará, em coletiva na Bolívia Imagem: Reprodução/Conmebol TV

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

06/05/2021 00h17

O ar rarefeito na altitude da cidade La Paz, na Bolívia, fez o atacante Rick, do Ceará, deixar a partida contra o Bolívar, válida pela terceira rodada da Copa Sul-Americana, disputada na noite desta quarta-feira (5). O atacante entrou substituindo Yony González, mas não conseguiu puxar o ar para os pulmões.

Jogando a 3,6 mil metros do nível do mar, o jogador, segundo Guto Ferreira, se "afogou" na altitude do estádio Hernando Siles, e precisou deixar o campo com 20 minutos de atuação. Ele foi substituído por Cléber. "O Rick entrou e com 20 e poucos minutos teve que sair porque afogou, chegou uma hora que ele afogou e se eu fico tentando recuperar ele naquele momento eu acabo sendo prejudicado", explicou o técnico.

"Muita coisa que queríamos fazer não deu. Nosso time sempre joga de uma maneira mais intensa, marca muito mais forte, nossa equipe procura ter a posse da bola e muito do que a gente faz, não foi possível fazer por conta da adaptação. Até a velocidade da bola é diferente", continuou.

Sobre a tática de não pressionar o Bolívar a todo instante, o técnico justificou como sendo uma forma dos jogadores não sentirem tanto o cansaço e conseguir defender bem as investidas do adversário. "Trabalhamos muito a posse e a saída de bola, porque o cara sem oxigênio não tem como colocar intensidade e muitas vezes ele deixa de ir para a jogada porque ainda está se recuperando".

Com o resultado de 0 a 0, a equipe cearense permanece na liderança do grupo C, com cinco pontos. O Bolívar, vice-líder, tem a mesma pontuação, mas perde no saldo de gols. Somente o primeiro colocado passa para a próxima fase.

O Ceará volta a campo amanhã pelo Campeonato Cearense, contra o Crato, na Arena Castelão, em Fortaleza. No sábado (8) a equipe decide o título da Copa do Nordeste 2021 diante do Bahia, às 16h, no mesmo estádio. No primeiro jogo, o Vozão venceu a equipe de salvador por 1 a 0 e joga pelo empate.