PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio vê 'bons sinais' e rasga elogios ao início da era Tiago Nunes

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2021 04h00

Classificação e Jogos

Em uma quinta-feira, há duas semanas, Tiago Nunes chegou a Porto Alegre para assinar contrato com o Grêmio e iniciar a sucessão de Renato Portaluppi. Hoje (6), diante do Aragua-VEN, o treinador faz a quarta partida à frente do time gaúcho e busca a quarta vitória. O primeiro jogo como técnico gremista na Arena completa o ciclo inicial de reconhecimento do ambiente, que é definido pela diretoria como promissor a partir de bons sinais.

O Grêmio recebe a equipe venezuelana pela terceira rodada do grupo H da Copa Sul-Americana. O jogo começa às 19h15 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.

Aos 41 anos, Tiago Nunes tem ganhado elogios pelo nível dos treinos e enorme grau de envolvimento no dia a dia. Na quarta-feira, ele visitou de surpresa o CT de Eldorado do Sul, onde treinam as categorias de base — por onde o técnico passou entre 2013 e 2014.

A aparição do treinador no local é um dos exemplos citados internamente como indícios promissores. Sem a pretensão de acompanhar o treino, Nunes visitou o local para rever ex-colegas, buscando engajamento com o trabalho das categorias de base.

No CT Presidente Luiz Carvalho, o novo treinador mantém uma rotina de presença em dois turnos. As sessões de treinamento têm sido divididas para atender áreas do time e do jogo. O gramado fracionado é supervisionado por Tiago Nunes, que delega as atividades aos auxiliares que trouxe a Porto Alegre.

No âmbito da gestão de grupo, Tiago Nunes foi menos radical e também ganhou elogios. O treinador manteve a base da equipe nas três primeiras partidas em busca de resultados e estabilidade. A partir de agora, deve avançar em mudanças na escalação.

Do elenco, a resposta também tem sido positiva. Nos bastidores, integrantes do grupo de jogadores elogiam a intensidade dos trabalhos e a diversidade das práticas.

Desde o primeiro dia de treinos, Tiago Nunes adotou o recurso de um quadro no centro do gramado. A lousa sempre fica de costas para as câmeras e é usada para conversar com o elenco antes da atividade tática do turno.

"O professor usa sempre o quadro, é um quadro tático que mostra as movimentações. É mais a parte de treinamento, movimentação", comentou o goleiro Brenno.

Até aqui, Tiago Nunes tem três vitórias em três jogos. O 100% de aproveitamento foi obtido diante de Ypiranga-RS, Lanús-ARG e Caxias. Uma quarta vitória seguida é considerada fundamental nas contas de classificação às oitavas de final da Sul-Americana. Mas também vai ajudar a aumentar os 'bons sinais' do dia a dia.

Futebol