Topo

Grêmio atropela o Aragua-VEN com seis gols em 28 min na Sul-Americana

Ferreira marcou dois dos oito gols do Grêmio. Time gaúcho fez 6 a 0 no primeiro tempo - Maxi Franzoi/AGIF
Ferreira marcou dois dos oito gols do Grêmio. Time gaúcho fez 6 a 0 no primeiro tempo Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2021 21h05

Você não leu errado: o Grêmio fez seis gols em menos de 30 minutos hoje (6), contra o Aragua, da Venezuela, pela terceira rodada do grupo H da Copa Sul-Americana. O jogo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre terminou 8 a 0 para o time treinado por Tiago Nunes. O clube gaúcho segue com 100% de aproveitamento no torneio e muito perto da vaga às oitavas de final.

O placar é o maior do Grêmio em seu estádio, inaugurado em dezembro de 2012. E também é o escore mais elástico do clube desde 1999, quando conseguiu outro 8 a 0 diante do Lajeadense, em jogo do Campeonato Gaúcho.

Luiz Fernando duas vezes, Diego Souza, Ferreira duas vezes e Hernández (contra) fizeram os gols do primeiro tempo. Em determinado ponto da partida, o Grêmio chegou a ter oito finalizações, sete no alvo e seis gols no placar. Maicon e Diego Churín, no segundo tempo, ampliaram o placar.

O Grêmio volta a campo pela Sul-Americana contra o Lanús-ARG, em Porto Alegre, na quinta-feira (13). Antes, no entanto, o time de Tiago Nunes recebe o Caxias no jogo de volta da semifinal do Gauchão. O duelo acontece no domingo (9), às 16h (horário de Brasília).

Cada ataque vira um gol

Não é figura de linguagem. Não é exagero. Entre os 18 e os 24 minutos do primeiro tempo, o Grêmio fez gol em todas as vezes que atacou o Aragua. A enorme fragilidade defensiva do adversário foi explorada por um time que coordenou as investidas pelos lados. Tanto que Luiz Fernando e Ferreira balançaram as redes duas vezes, cada um.

Diego Souza de pênalti

O centroavante marcou o 3 a 0 em favor do Grêmio, antes da fase de um gol a cada ataque. Na cobrança de pênalti, Diego Souza deu cavadinha e marcou o 12º gol na atual temporada em 11 jogos. E com isto, o camisa 29 continua com a estatística: mais gols do que jogos disputados.

Yeguez erra tudo e sai com 30 min

Se o Aragua quer esquecer, Jose Yeguez vai desejar em dobro. O lateral errou recuo aos dois minutos e deu a brecha para o Grêmio iniciar a goleada. Ele também cometeu pênalti, perdeu os dois duelos que disputou e foi substituído aos 31 minutos da primeira etapa. Fora de campo, se mostrou desolado com a atuação e foi consolado pelo treinador e colegas do elenco.

Grêmio diminui ritmo

Com 6 a 0, o Grêmio voltou do intervalo sem Geromel, Ferreira e Diego Souza. O segundo tempo foi de ritmo mais controlado, contudo a superioridade seguiu gritante. Além dos gols marcados, o time gaúcho teve outras boas chances perto e dentro da área.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 8 X 0 ARAGUA-VEN

Data e hora: 06/05/2021 (quinta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)
Auxiliaries: Christian Lescano (EQU) e Juan Aguiar (EQU)
Cartões amarelos: Yeguez (ARA)
Gols: Luiz Fernando, aos três minutos do primeiro tempo e aos 18 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos 20 minutos do primeiro tempo (GRE); Ferreira, aos 22 minutos do primeiro tempo; Ferreira, aos 24 minutos do primeiro tempo (GRE); A. Hernández (contra), aos 29 minutos do primeiro tempo (GRE); Maicon, aos 18 minutos do segundo tempo (GRE); Diego Churín, aos 31 minutos do segundo tempo (GRE)

Grêmio: Brenno; Vanderson, Geromel (Paulo Miranda), Ruan e Diogo Barbosa; Darlan, Thiago Santos (Pedro Lucas), Maicon, Luiz Fernando (Ricardinho) e Ferreira (Guilherme Azevedo); Diego Souza (Diego Churín)
Técnico: Tiago Nunes

Aragua-VEN: Y. Yustiz; Jose Yeguez (Zapata); Arquímedes Hernández, Andrés Hernández (Daniel Febles) e Róger Manrique; Farreras, Rafael Arace (Guerrero), José Torres (Arias), Pedro Alvarez (Calderón), Duche; Juan Reyes
Técnico: Enrique Garcia