Topo

Paulista - 2021

Clássico de hoje já pode eliminar Palmeiras e Santos; veja cenários

Mesmo correndo risco de eliminação, Abel Ferreira deve mandar Palmeiras reserva a campo - Marcos Brindicci - Pool/Getty Images
Mesmo correndo risco de eliminação, Abel Ferreira deve mandar Palmeiras reserva a campo Imagem: Marcos Brindicci - Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 04h00

O clássico de hoje entre Palmeiras e Santos, às 21h, pelo Allianz Parque, é decisivo para o futuro dos dois times no Campeonato Paulista. Qualquer tropeço pode ser fatal para os dois gigantes, que estão em situações complicadas em seus grupos e têm chances concretas de terminarem o dia eliminados precocemente do estadual.

Enquanto o Palmeiras depende ainda do jogo do Novorizontino, que entra em campo uma hora antes, o Santos não pode nem pensar em outro resultado que não seja a vitória. Mesmo assim, os dois times, que jogaram há apenas dois dias pela Libertadores, devem entrar com equipes mistas ou até mesmo totalmente reservas, à medida que conciliam o calendário do Paulistão com o da Libertadores —ambos jogaram na terça-feira (4), pelo torneio continental. Confira os cenários de cada um:

Palmeiras pode dar adeus se tropeçar

Em terceiro lugar do grupo C, o Palmeiras disputa com o Novorizontino uma vaga para as quartas de final. São três pontos que separam as equipes na tabela: 18 a 15. O Novorizontino também joga hoje, às 20h, em casa, contra o Botafogo-SP.

Ou seja, se o Novorizontino vencer e o Palmeiras tropeçar no Santos, o Verdão não terá mais chances de classificação na última rodada da fase de grupos.

Em caso de triunfo dos dois times hoje, a vaga será decidida no fim de semana. Neste cenário, o Palmeiras dependeria de vitória do Corinthians, que recebe o Novorizontino. Já o Verdão visitaria a Ponte Preta precisando ganhar para igualar a pontuação do time de Novo Horizonte. Hoje, o Palmeiras tem dois gols a menos de saldo do que o adversário pela vaga.

Empate já elimina o Santos

A situação do Santos é ainda mais delicada: um empate no clássico com o Palmeiras já basta para o time ser eliminado do Paulistão com uma rodada de antecedência. O Peixe é o terceiro colocado do grupo D, quatro pontos atrás do Guarani, que tem um jogo a mais: 14 a 10.

Se empatar com o Palmeiras, o Santos vai a 11 pontos e poderá no máximo igualar os 14 do Bugre, mas, como teria duas vitórias a menos e apenas um jogo mais para disputar, não conseguiria ultrapassar o adversário pelos critérios de desempate. Vencer o clássico, portanto, é essencial para levar a chance de classificação à última rodada.

No caso de vitória alvinegra, o Santos ficaria com 13 pontos e precisaria vencer de novo no domingo (9), contra o São Bento, na Vila Belmiro, além de torcer por um tropeço do Guarani diante da Inter de Limeira, fora de casa, no mesmo dia. Só assim o Peixe se garantiria nas quartas de final.