Topo

Corinthians

Majestoso vira modelo de jogo para Corinthians seguir vivo na Sul-Americana

Tropeço no Peru pode ser decisivo para a queda do Corinthians na Sul-Americana  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Tropeço no Peru pode ser decisivo para a queda do Corinthians na Sul-Americana Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 04h00

O Corinthians não venceu o clássico com o São Paulo, disputado no último domingo, mas a atuação no Majestoso serve como motivação para o elenco do Alvinegro. Depois de defender o tabu contra o rival na Neo Química Arena, o Timão agora busca a reabilitação na Copa Sul-Americana hoje (6), às 21h30 (de Brasília), contra o Sport Huancayo, do Peru. A tendência é de que o técnico Vagner Mancini não faça grandes mudanças na equipe.

O clássico diante do Tricolor do Morumbi poderia instaurar uma crise gigante no Corinthians, mas a comissão técnica se mexeu e recorreu a uma cartada até então pouco usada —ao optar pelo esquema com três zagueiros. E a avaliação ao fim do jogo foi positiva. Nos bastidores do clube do Parque São Jorge, entende-se que o elenco comprou a ideia de Vagner Mancini e se entregou ao máximo.

O empate são-paulino veio no último minuto da partida, mas a atuação diante do rival —considerado o favorito— deu ânimo ao Corinthians para a sequência da temporada. É justamente aquele espírito demonstrado no fim de semana que o Timão tenta levar a campo hoje diante do Sport Huancayo, adversário desta noite. O clube do Parque São Jorge se encontra em uma situação delicada no Grupo E da Copa Sul-Americana e tenta dar a volta por cima.

Para que o objetivo seja alcançável, Mancini deve manter a estrutura com três zagueiros. Desta forma, nomes como João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton permanecerão na formação titular para o confronto no Peru. Depois de rodar o elenco nas últimas semanas para evitar o desgaste físico, a comissão técnica repensa o planejamento e estuda manter a mesma equipe e dar sequência ao time principal.

O Corinthians está classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, e o torneio continental agora é a prioridade da diretoria e comissão técnica. Atualmente, o Alvinegro está na terceira colocação do Grupo E, com apenas um ponto ganho, e vê o líder Peñarol com cinco pontos na frente e 100% de aproveitamento dentro da chave. Na Sula, apenas o campeão de cada grupo avança para a fase oitavas de final.

Corinthians