Topo

Palmeiras

Sem reforços, Palmeiras vê Rony virar solução: "Qualquer técnico quer ter"

Rony, jogador do Palmeiras, comemora seu gol contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores - Cesar Greco
Rony, jogador do Palmeiras, comemora seu gol contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores Imagem: Cesar Greco

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

O Palmeiras procura um reforço para o ataque desde o início da temporada, e já chegou a negociar com ao menos três jogadores: Borré, do River Plate (ARG); Ademir, do América-MG; e Valentín Castellanos, do New York City (EUA). Sem sucesso nas tratativas, o Verdão vê, por ora, Rony virar a solução para o sistema ofensivo, seja como centroavante ou ponta.

Após marcar dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia e se isolar como artilheiro do time na temporada, com quatro, Rony foi muito elogiado pelo técnico Abel Ferreira. Na visão do português, o atacante é "um jogador que qualquer treinador quer ter".

"Eu apenas indico o caminho aos jogadores. O mérito é deles, é do time, é do Rony. É um jogador intenso, técnico, que defende e ataca. Ele pode fazer qualquer posição na frente, de centroavante e ponta. Tudo é fruto do trabalho dele e do jogo coletivo do time. Ficamos felizes. Quando temos um jogo coletivo forte, a qualidade individual aparece", elogiou o técnico.

Rony foi contratado no início de 2020, quando o Palmeiras passou a ter mais cautela no mercado da bola após anos de altos investimentos. Os R$ 28 milhões para tirá-lo do Athletico-PR hoje mostram-se bem gastos, já que o atacante foi decisivo na campanha do título da Libertadores e se mantém como destaque no início desta temporada.

Ao todo, Rony soma 60 jogos pelo clube, com 33 vitórias, 19 empates e oito derrotas. Dos 15 gols marcados, nove foram pela Libertadores, com cinco na campanha do título e quatro nestes três primeiros jogos desta edição (em apenas três jogos, diga-se). Ele ainda contribuiu com dez assistências, sendo nove em partidas do torneio continental.

Rony virou centroavante quando Luiz Adriano era desfalque. Voltou a ser escalado pelo lado quando o camisa 10 ficou novamente à disposição, mostrando bom entrosamento com ele. Não que Abel ainda não espere pela chegada de reforços para o ataque —ainda mais depois de o jovem Gabriel Veron ser afastado novamente por conta de uma lesão.

Acontece que o mercado da bola tem sido desafiador para os clubes brasileiros, e o Palmeiras segue fiel à sua conduta de não mais esbanjar. Enquanto perdura esse impasse, a solução apresentada é a versatilidade de Rony, justamente a última contratação cara do clube.

Palmeiras