Topo

Corinthians

Como Corinthians articulou para não repetir São Paulo e treinar no Peru

Corinthians treinará em La Videna, o CT da seleção peruana  - Divulgação/ Federação Peruana de Futebol
Corinthians treinará em La Videna, o CT da seleção peruana Imagem: Divulgação/ Federação Peruana de Futebol

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

O Corinthians treina hoje (5) em La Videna, o centro de treinamento da seleção peruana, local onde o São Paulo foi barrado pelo governo local há três semanas. Ao contrário do que aconteceu quando o Tricolor foi jogar em Lima, contra o Sporting Cristal, o Timão tem a autorização das autoridades do país vizinho para deixar o hotel e fazer a última atividade antes da partida contra o Sport Huancayo, amanhã, pela terceira rodada do grupo E da Copa Sul-Americana.

A diretoria do Corinthians, em contato com a Conmebol e com a Federação Peruana de Futebol (FPF), conseguiu a liberação já na semana passada. Por isso, a comissão técnica pôde se programar com antecedência e planejar a viagem com a possibilidade de treinar em solo peruano. Há duas semanas, quando o Timão foi jogar no Paraguai contra o River Plate, o clube viajou um dia antes e não treinou em Assunção.

No caso do São Paulo houve um mal-entendido, que acabou gerando um pedido público de desculpas ao Tricolor. No país vizinho, o órgão governamental responsável pelo futebol profissional durante a pandemia, o Instituto Peruano de Deportes (IPD), vetou a saída da delegação do hotel para realizar seu treinamento. O clube do Morumbi acionou a Conmebol e o caso chegou ao Ministério da Saúde peruano

Apenas depois de a entidade que comanda o futebol na América do Sul ser acionada foi que o governo local concedeu a autorização ao São Paulo para utilizar as instalações de La Videna. No entanto, a comissão técnica achou melhor permanecer no hotel, já que o clube aguardou por quase três horas a liberação e a programação não poderia mais ser cumprida.

Por conta da pandemia, o Peru fechou as fronteiras e suspendeu a entrada de brasileiros até o dia 15 de maio. A Conmebol, em acordo com os governos locais, conseguiu uma permissão especial para prosseguir o calendário sul-americano e realizar as competições internacionais. Por isso, Corinthians, São Paulo e Palmeiras tiveram acesso ao país vizinho nos últimos dias.

Amanhã, às 21h30 (horário de Brasília), o Timão mede forças com o Sport Huancayo, em Lima, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O clube do Parque São Jorge se livrou de jogar na cidade de Huancayo, que fica a 3.259 metros de altitude, já que o IPD determinou que todas as partidas de futebol no país fossem realizadas na capital do país.

Corinthians