Topo

Copa do Nordeste - 2021

Guto Ferreira, do Ceará, pode se tornar o maior campeão da Copa do Nordeste

Guto Ferreira, técnico do Ceará, foi campeão da Copa do Nordeste pelo clube em 2020 - Felipe Santos/CearaSC
Guto Ferreira, técnico do Ceará, foi campeão da Copa do Nordeste pelo clube em 2020 Imagem: Felipe Santos/CearaSC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/05/2021 09h06

Técnico do Ceará, Guto Ferreira pode levar uma equipe ao título da Copa do Nordeste pela terceira vez e se tornar o maior campeão da história do torneio, disputado pela primeira vez em 1994. Neste sábado (8), o Vozão enfrenta o Bahia no jogo de volta da decisão.

Campeão em 2017 e 2020, o treinador igualou Arthurzinho, vencedor pelo Vitória em 1997 e pelo América-RN em 1998, na liderança do ranking. Na primeira conquista, comandou o Bahia que venceu o Sport na decisão. Três anos depois, já no comando do Vozão, derrotou o Esquadrão e se sagrou bicampeão.

Para conseguir o feito, Guto conta com o bom retrospecto do Ceará contra o Bahia. Os baianos não vencem os cearenses na competição desde 2018. Além disso, o Vozão derrotou justamente o Esquadrão na final das duas edições em que ficou com o título - a primeira delas em 2015, sob o comando de Silas.

O segundo jogo da decisão colocará novamente frente a frente os dois melhores ataques da competição, ambos com 20 gols. Na ida, o Vozão levou vantagem com gol marcado por Jael nos minutos finais.

Os dois times estão entre os maiores vencedores da Copa do Nordeste. O Ceará busca o tricampeonato no sábado. Já o Bahia tenta levantar a taça pela quarta vez e empatar com o rival Vitória, maior campeão do Nordestão até o momento.