Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Fernandinho diz que classificação do City é 'maior presente' da carreira

Fernandinho em campo na vitória do City sobre o PSG - PHIL NOBLE/REUTERS
Fernandinho em campo na vitória do City sobre o PSG Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 18h52

Aniversariante do dia e titular de Guardiola na vitória por 2 a 0 sobre o PSG, que deu a vaga na final da Liga dos Campeões ao Manchester City, Fernandinho afirmou estar vivendo um dos momentos mais importantes de sua carreira aos 36 anos.

"Do ponto de vista profissional, talvez tenha sido o maior presente da minha carreira. Principalmente depois de 15 anos na Europa, a primeira vez classificando para uma final da Champions. O resultado de hoje foi o maior presente que já recebi", revelou, em entrevista concedida à TNT Sports.

O jogador ressaltou que a vaga na final é o resultado de um projeto desenhado pelo City há muitos anos, que agora começa a dar frutos.

"A primeira vez que tive contato com a diretoria do City foi em dezembro de 2012, eles conversaram comigo, fizeram a proposta, queriam chegar na final da Liga dos Campeões e acreditei no projeto deles. Quando cheguei em 2013, o time jamais tinha passado da fase de grupos, a primeira vez foi naquele ano. Depois acabamos caindo sucessivamente no mata mata e hoje estamos colhendo frutos de um trabalho que começou lá atras", relembrou.

"A diretoria tem uma confiança em mim. Disseram que queriam minha liderança. Olhava o plantel, tantos craques, tantos jogadores, e como eles queriam que eu fosse um líder. Pouco a pouco, a gente foi construindo essa caminhada. A minha mentalidade na europa, acho que assimilou muito e deu jogo com o que eles queriam. Obviamente que foram muitas mudanças, jogadores que chegaram, mudanças de treinador. Mas o objetivo era claro. As derrotas foram suportadas, o processo foi mantido, tudo contribuiu para esse momento agora. A felicidade é grande, é de toods, cada um tem sua parcela de responsabilidade dentro desse processo construido desde 2013. Hoje é um dia que a gente pode se alegrar, estamos colhendo um fruto muito bom. Mas como eu falei: nosso desejo é o título", relembrou.

Agora, o City espera o vencedor da semifinal entre Chelsea e Real Madrid. As equipes se enfrentam às 16h (de Brasília) de amanhã no Stamford Bridge após empate por 1 a 1 no confronto de ida. A final será disputada no dia 29 de maio, em Istambul, na Turquia.

Como Neymar ligou chance de ser melhor do mundo à Champions League

Você acha que Neymar vai conquistar, um dia, o título de melhor do mundo? A possibilidade existe, mas existe uma coisa no caminho: a Liga dos Campeões. O UOL Esporte Explica, com Domitila Becker, explica como a saída do Barcelona ligou, obrigatoriamente, a conquista da Champions a uma coroação do brasileiro como melhor do planeta. Veja:

Outros capítulos de UOL Esporte Explica: