Topo

Palmeiras

Palmeiras vence o Santo André e aumenta chance de avançar no Paulistão

Gustavo Scarpa, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Santo André, durante partida do Campeonato Paulista no Canindé - Cesar Greco/Palmeiras
Gustavo Scarpa, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Santo André, durante partida do Campeonato Paulista no Canindé Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

02/05/2021 21h56

Precisando a todo custo dos três pontos para se manter com chances no Campeonato Paulista, o Palmeiras foi até o estádio do Canindé enfrentar o Santo André na noite de hoje (2) e venceu por 1 a 0, gol do meia Gustavo Scarpa.

Com o resultado, o Verdão aumenta as possibilidades de avançar para as quartas de final do torneio estadual, já que o Novorizontino, segundo lugar no Grupo C, tropeçou contra o Guarani. Faltando duas rodadas, o Palmeiras agora está três pontos atrás do adversário - o líder Red Bull Bragantino já está classificado.

Agora, o foco do Palmeiras é na Libertadores. Já nesta terça-feira o time enfrenta fora de casa o Defensa Y Justicia, atual vencedor da Copa Sul-Americana.

Novamente três zagueiros

Como já aconteceu em outras partidas nesta temporada, o técnico Abel Ferreira escalou o time com uma linha de três zagueiros. Neste domingo, os defensores foram Gustavo Garcia, Henri e Vanderlan.

Quem foi bem: Scarpa e Jailson

Um dos mais experientes do time alviverde no confronto de hoje, Scarpa não desperdiçou a chance que teve na frente da meta defendida por Fernando Henrique. Em meio à maratona de partidas, o jogador foi substituído ainda no intervalo.

No gol, Jaílson teve uma grande atuação, principalmente no segundo tempo. O veterano foi seguro nas bolas aéreas e fez uma excelente defesa aos 21 minutos, em chute de Ramon, que estava livre no rebote.

Quem foi mal: Meio-campo do Santo André

O meio-campo da equipe mandante, formado por PH, Vitinho e Gegê, não foi bem. O setor errou no gol do Palmeiras e não conseguiu dar ritmo de jogo, além de apoiar pouco os companheiros de ataque.

Atuação do Santo André

Faltou um homem de maior qualidade no setor ofensivo para aproveitar melhor as poucas chances oferecidas pelo Palmeiras. O jogo aéreo foi bem utilizado, mas insuficiente para conseguir empatar com o atual campeão do torneio.

Atuação do Palmeiras

O Palmeiras conseguiu controlar o primeiro tempo, mesmo jogando com uma equipe recheadas e garotos. É verdade que o adversário teve suas chances, mas em bolas cruzadas, e o goleiro Jaílson teve atuação segura nesses momentos.

Porém, a equipe caiu de produção no segundo tempo e cedeu muito espaço nas laterais do campo, com novamente boa intervenção de Jaílson nos momentos em que foi exigido.

Cronologia do jogo

A partida começou bastante truncada, e os primeiros quinze minutos não reservaram momentos de tensão para as duas equipes. Com um time alternativo, o Palmeiras pecava na falta de entrosamento, com passes errados na hora de partir para o ataque.

No entanto, mesmo não jogando bem, o Verdão abriu o placar aos 20 minutos com um dos mais experientes em campo. Depois de uma bola jogada para o alto sem pretensão, Gustavo Scarpa aproveitou desvio de Giovani para ganhar na velocidade e chutar sem chances para o goleiro Fernando Henrique.

O gol fez com que o Palmeiras se arriscasse menos e priorizasse administrar o jogo, principalmente no meio-campo. Com a região congestionada na hora de avançar, o Santo André começou a abusar das bolas aéreas, mas sem efetividade.

No segundo tempo as coisas mudaram de ritmo. Com a vantagem no marcador, oPalmeiras se postou na defesa e chamou os mandantes para o seu campo, o que aumentou as chances de empate. Aos 13, Gegê bateu bem, e a bola passou perto da trave. Aos 21, Jaílson precisou fazer grande defesa para evitar o tento de Ramon.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 0 X 1 PALMEIRAS

Competição: 10ª rodada do Campeonato Paulista
Dia: 02/05/2021
Hora: 20h00 (de Brasília)
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Vinicius Furlan
Cartões amarelos: Caio Rangel (Santo André); Viña, Henri e Jailson (Palmeiras)
Gol: Gustavo Scarpa, aos 20 minutos do primeiro tempo

Santo André: Fernando Henrique; Lucas Mendes, Rodrigo, Willian Goiano e Bruno Santos; PH, Vitinho (Rone) e Gegê; Tiago Marques (Caio Rangel(Marino)), Minho (Rafael Vinicius) e Ramon. Técnico: Márcio Fernandes.

Palmeiras: Jailson; Gustavo Garcia, Henri e Vanderlan; Gabriel Menino (Marcelinho), Fabinho (Esteves), Pedro Bicalho, Gustavo Scarpa (Zé Rafael) e Viña; Giovani (Newton) e Rafael Elias (Gabriel Silva). Técnico: Abel Ferreira.

Palmeiras