Topo

Grêmio

Volante "diferente", Thiago Santos impressiona em arrancada pelo Grêmio

Thiago Santos em ação pelo Grêmio contra o Lanús, na Argentina - Lucas Uebel/Grêmio
Thiago Santos em ação pelo Grêmio contra o Lanús, na Argentina Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/05/2021 04h00

Thiago Santos tem superado as expectativas pelo Grêmio. O volante de 31 anos tem se destacado na equipe de Tiago Nunes exatamente com as características que demandaram sua chegada. Trata-se de um volante "diferente" do perfil adotado até então pelo Tricolor, e com qualidades que faltavam no grupo.

A chegada ao time aconteceu com três pilares. O primeiro foi pedido do técnico Renato Gaúcho, que via nele um marcador mais firme para seu setor defensivo de meio. O segundo foi a concordância da direção, que também entendeu ser viável a chegada. E o terceiro, e talvez mais importante, foi aval do grupo de jogadores. Os colegas opinaram positivamente sobre Thiago dentro e fora de campo. Com apoio do grupo e as avaliações já presentes, o clube firmou sua contratação.

Suas características em campo dão ao time algo que não havia até então. Trata-se de um jogador mais físico, um volante mais marcador do que construtor, um atleta que tem por função preferencial defender. Bem diferente de Maicon, Matheus Henrique, Darlan, Lucas Silva, entre outros.

Thiago não teve tempo de atuar sob comando de Portaluppi. Antes mesmo de sua primeira partida, o treinador gremista deixou o cargo. Mas com Tiago Nunes o rendimento tem impressionado.

Contra o Lanús, na última quinta-feira (29), ele foi figura fundamental no gol da vitória, marcado por Ferreira. Deu assistência e fez a jogada que terminou na rede. Em 97 participações no jogo, acertou 90% dos passes, venceu 12 duelos pelo chão, três pelo alto, ainda fez quatro interceptações e sete recuperações de bola, segundo estatísticas do Sofascore.

"Se criou uma expectativa que o Thiago fosse só um marcador, um jogador de destruição. Hoje ele mostrou todo seu repertório técnico, se apresentou para jogar, fez o pivô, e apareceu entre linhas também. Estamos muito satisfeitos. Ele tem imposição física, se apresentou para o jogo e foi uma grande contratação para o Grêmio", elogiou o técnico Tiago Nunes.

Ao todo, Thiago Santos já tem cinco jogos pelo Grêmio e se consolida como principal marcador na frente da área tricolor.

"O Grêmio tem uma característica, um estilo de jogo, e quem joga no Grêmio precisa ter um espírito de raça, de virilidade. Ele (Thiago Santos) se encaixa nisso. Tenho certeza que vai dar muitas alegrias aos nossos torcedores", disse o zagueiro Pedro Geromel.

O próximo compromisso do Grêmio será amanhã (2), contra o Caxias, pela semifinal do Campeonato Gaúcho.

Grêmio