Topo

ANÁLISE

Mauro: Palmeiras está prestes a protagonizar um vexame e ignorar não ajuda

Do UOL, em São Paulo

30/04/2021 17h18

Com a derrota para a Inter de Limeira, o Palmeiras ficou mais perto da eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista, enquanto Red Bull Bragantino e Novorizontino estão à frente na classificação do grupo C. Embora com uma mescla de jogadores reservas, da base e também os titulares, há a discussão se a queda precoce do time comandado por Abel Ferreira no estadual pode ser considerada um vexame.

No podcast Posse de Bola #121, Mauro Cezar Pereira afirma que será, sim, um grande vexame caso o Palmeiras não consiga se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista. O jornalista compara a situação com a edição passada, quando o São Paulo caiu nas quartas de final diante do Mirassol, que precisou montar seu time às pressas após de ter perdido vários atletas na paralisação pela pandemia.

"Se o São Paulo foi eliminado pelo Mirassol na temporada passada e foi um papelão, foi um vexame e assim foi tratado, a lista de vexames do São Paulo, ela é citada, aí quando o Palmeiras é eliminado perdendo em casa para Mirassol, Inter e antes para o próprio São Paulo, são três derrotas em casa consecutivas, São Paulo, Mirassol com Muralha pegando pênalti, tem esse requinte de crueldade. [...] A Recopa também não valia, a Supercopa não valia, o Paulista não vale, então, vamos botar o Palmeiras na Champions League", diz o jornalista.

"Então, tudo o que o São Paulo fizer de positivo, essas vitórias, não vale nada? Porque, se o Palmeiras é eliminado e não é vexame, então, o São Paulo ganhar é obrigação. Eu acho um tremendo contrassenso, acho que é tapar o sol com a peneira, o Palmeiras está, sim, prestes a protagonizar um grande vexame e deveria encará-lo como tal, até para corrigir os seus erros. Fechar os olhos para esse vexame não vai ajudar em nada", completa.

Mauro cita a edição passada do estadual, quando o Palmeiras foi campeão nos pênaltis diante do Corinthians, a comemoração dos torcedores e afirma que os torcedores agirem desta forma é normal, mas com a imprensa é diferente.

"O Palmeiras está disputando um campeonato, o Palmeiras é o atual campeão, na temporada passada festejou e muito a conquista contra um Corinthians que se arrastava na final [...]. A vitória foi comemorada com pandemia e com gente na rua ainda comemorando loucamente, com vírus e tudo. Ou seja, era importante pela rivalidade, para o torcedor é importante, mas o torcedor tem esse direito de ser cara de pau, agora, uma análise profissional de quem fala de tática. Vem cá, que tática tem o Palmeiras contra esses times? Qual é o plano de jogo? Só a Libertadores que motiva?", questiona.

"Não é prioridade, não é o mais importante, mas é um papelão, é um papelão como nós tratamos aqui como um papelão a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG pelo momento dos dois, a vitória do Vasco sobre o Flamengo pelo momento dos dois foi um papelão também, a atuação do Flamengo foi ridícula, a do Atlético-MG foi ridícula e foram jogos, não foi nem uma eliminação, e foram vexames também dessas equipes porque os seus rivais estão se arrastando na segunda divisão, remontando seus times e tanto o Atlético-MG quanto o Flamengo têm elencos poderosos", completa.

"Palmeiras teve dois jogos dignos de registro na temporada"

O jornalista afirma que o Palmeiras fez apenas duas boas atuações na temporada, a goleada por 5 a 0 sobre o Independiente Del Valle na Libertadores e a Supercopa do Brasil contra o Flamengo e considera que uma eliminação apresenta uma série de problemas e erros cometidos durante a participação no Campeonato Paulista e que ignorar isso será ruim para o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.

"O Palmeiras teve dois jogos dignos de registro na temporada, o de terça-feira foi ótimo, uma grande vitória, jogando ao estilo do time, forçando os erros do adversário, liquidando e goleando uma equipe que tinha eliminado o Grêmio antes na Libertadores, então, esse foi um resultado importante e uma atuação de fato digna de todos os elogios. E contra o Flamengo, apesar de perder nos pênaltis, fez um belo jogo, aí saindo até das suas características no segundo tempo, tendo mais a bola, buscando o ataque, ocupando o campo do Flamengo, buscando o gol. Foi uma atuação muito interessante que não se repetiu", afirma Mauro.

"A provável eliminação traz com ela uma série de problemas que o time tem apresentado e isso fica em segundo plano inclusive quando o técnico fala 'contra tudo e contra todos'. Não tem ninguém contra ninguém, amigo, isso é conversa-fiada, isso é o mesmo discurso de muitos técnicos brasileiros. Você traz o torcedor do seu time para o seu lado, especialmente o mais fanático, com a conversa de que está todo mundo contra. Quem é que está contra? Estou vendo é a favor. Se tem colegas falando que não é vexame, mas o São Paulo era vexame, essa turma está a favor", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.