Topo

Paulista - 2021

Mancini completa 200 dias no Corinthians sem muitos motivos para comemorar

Vagner Mancini tem o apoio da diretoria do Corinthians, mas o momento não é dos melhores  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Vagner Mancini tem o apoio da diretoria do Corinthians, mas o momento não é dos melhores Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

30/04/2021 04h00

O dia deveria ser de comemoração para o técnico Vagner Mancini, que completa 200 dias no comando do Corinthians hoje (30) e é o quarto técnico mais longevo entre os clubes da Série A. No entanto, a derrota para o Peñarol na noite de ontem, a consequente situação do Alvinegro na Copa Sul-Americana e a crescente insatisfação da torcida impedem o treinador de festejar a data.

Contratado pelo Corinthians no dia 12 de outubro do ano passado, Mancini chegou para tirar a equipe da briga contra o rebaixamento no último Campeonato Brasileiro. O treinador alcançou o objetivo muito antes do esperado, mas agora enfrenta uma outra missão difícil: integrar os garotos das categorias de base ao profissional e montar um time competitivo sem nenhum reforço.

Nesta temporada, embora registre apenas duas derrotas em 14 jogos e tenha classificado a equipe para a fase mata-mata do Campeonato Paulista com duas rodadas de antecedência, a vida do treinador não tem sido nada fácil. O Corinthians apresenta dificuldades em seu sistema ofensivo e até agora não convenceu ninguém — nem mesmo quem trabalha no CT Joaquim Grava.

A situação foi agravada ontem com o tropeço em casa para o Peñarol, na segunda rodada da Copa Sul-Americana. O Corinthians vive momento delicado no torneio continental, já que os uruguaios abriram cinco pontos de vantagem no Grupo E. Apenas o campeão da chave avança para as oitavas de final e o Alvinegro precisa de uma campanha praticamente perfeita nos quatro próximos jogos para conquistar a vaga.

Nas redes sociais, o clima é de insatisfação. Milhares de torcedores subiram hashtags pedindo a demissão de Mancini, mas a diretoria mantém o treinador no cargo e não sinalizou qualquer intenção de trocar o comando técnico do Corinthians. Apesar disso, o alerta está ligado no clube do Parque São Jorge e o clássico de domingo, contra o São Paulo, pode afetar o futuro da comissão técnica.

Os 200 dias de Mancini no Corinthians

Em outubro do ano passado, Mancini optou em deixar o Atlético-GO para assinar com o Corinthians, que naquela época era um candidato ao rebaixamento para a Série B. O treinador conseguiu salvar o Timão e, inclusive, chegou a brigar por uma vaga na Copa Libertadores — objetivo que não pôde ser alcançado após a equipe sofrer uma queda de rendimento na reta final do Brasileirão.

De lá para cá, Mancini comandou o Corinthians em 39 oportunidades, registrando 17 vitórias, 12 empates e dez derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 53,8%. Os números são regulares, mas suficientes para mantê-lo no cargo. Atualmente, apenas Lisca (América-MG), Guto Ferreira (Ceará) e Maurício Barbieri (Red Bull Bragantino) estão há mais tempo no cargo entre os 20 clubes da elite do futebol nacional.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Mauricio Barbieri é técnico do Red Bull Bragantino, não do Athletico-PR como havia sido anteriormente informado. O equívoco foi corrigido.