Topo

Ceará encara viagem, e Bahia faz treino tático antes da final do Nordestão

Elenco tricolor fez último treino antes da final contra o Ceará - Felipe Oliveira/EC Bahia
Elenco tricolor fez último treino antes da final contra o Ceará Imagem: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

30/04/2021 16h11

A ordem do dia foi motivação nos últimos treinos das equipes do Ceará e do Bahia, finalistas da Copa do Nordeste. Neste sábado (1º), às 16h, o Esquadrão de Aço recebe o Vozão, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. E os técnicos dos dois times apostaram em estratégias diferentes para os últimos trabalhos antes da decisão.

Guto Ferreira, do Ceará, discursou e fez um treino leve, enquanto Dado Cavalcanti mostrou táticas do rival aos jogadores e treinou bolas paradas.

O técnico do Ceará fez mistério no último treinamento antes do jogo. Imagens divulgadas pela TV Vozão mostram apenas os jogadores realizando uma atividade leve com troca de passes e cabeceio. Guto não pode forçar os jogadores, já que logo após a final, a equipe viaja à Bolívia para enfrentar o Bolívar, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana.

Já o treinador do Bahia reproduziu ao elenco um vídeo com informações e detalhes do Ceará, além de ter passado instruções sobre lances de bola parada defensiva. O goleiro Matheus Claus, o lateral direito João Pedro e o atacante Maycon Douglas, nesta sexta-feira, fizeram apenas uma atividade técnica e física especial, orientados pelo preparador Roberto Nascimento. Cavalcanti não vai contar com o goleiro Douglas, que testou positivo para covid-19 e cumpre o período de isolamento.

No lado adversário, o lateral Gabriel Dias, suspenso por cartão, não viajou com o Ceará a Salvador. Com desfalque, os alvinegros apostam em dois fatores recentes como trunfos para a conquista da orelhuda pela terceira vez: a invencibilidade desde 2018 contra times baianos e o fato de ser o o atual campeão da Copa Nordeste.

A primeira partida da final será disputada no Estádio Pituaçu, às 16h deste sábado. O outro jogo da final está marcado para o dia 8, na Arena Castelão. Nas outras finais, o Ceará venceu todos os jogos que fez quando chegou na decisão. Curiosamente, nas duas vezes que foi campeão, em 2015 e em 2020, derrotou o Bahia.