Topo

Villarreal bate o Arsenal e abre vantagem nas semifinais da Liga Europa

Raul Albiol marcou o segundo gol do Villarreal contra o Arsenal, na Liga Europa - JOSE JORDAN/AFP
Raul Albiol marcou o segundo gol do Villarreal contra o Arsenal, na Liga Europa Imagem: JOSE JORDAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 18h04

O Villarreal venceu o Arsenal por 2 a 1 no Estadio de la Cerámica, na primeira partida das semifinais da Liga Europa. Manuel Trigueros e Raul Albiol marcaram os gols para os donos da casa, e Pépé descontou.

Depois de uma primeira etapa consistente, os espanhóis sentiram o gol do Arsenal, e diminuíram o ritmo de jogo. As duas equipes terminaram o jogo com 10 jogadores.

O resultado deixa os espanhóis em vantagem, mas não totalmente confortáveis, já que uma vitória simples por 1 a 0 classifica o Arsenal para as finais.

No domingo (2), os Gunners visitam o Newcastle às 10h pelo Campeonato Inglês, onde ocupa a 10ª colocação. Já o Villarreal recebe o Getafe, às 11h15 (Horário de Brasília), pelo Espanhol. O time ocupa o 7º lugar, com 49 pontos, um a menos que o Betis, 6º.

O jogo

Os ingleses mal tiveram tempo de se colocar em campo antes de ficar em desvantagem no placar. Aos cinco minutos da primeira etapa, Trigueros, do Villarreal, recebeu a bola dentro da área e finalizou rapidamente, antes que o goleiro Leno pudesse defender.

Atrás no placar, o Arsenal trocava passes perto da área, mas não conseguia furar o bloqueio defensivo dos espanhóis. Aos 27, Odegaard encontrou Thomas sem marcação na entrada da área. O volante bateu forte, mas a bola subiu demais e passou por cima do travessão.

No minuto seguinte, Pedraza cruzou dentro da área e foi interceptado pela zaga. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Albiol fez uma de centroavante e fuzilou as redes do Arsenal.

Aos 35, Foyth derrubou Pépé dentro da área, e o arbitro português Artur Soares marcou o pênalti. Chamado pelo VAR, ele foi ao monitor analisar o lance, e observou um toque de mão antes da penalidade, e anulou a marcação.

Nos minutos finais, Moreno perdeu a oportunidade de ampliar. Depois de uma arrancada de Foyth, o camisa 7 dominou, tirou de Leno, mas perdeu o domínio e não conseguiu bater para o gol.

A segunda etapa começou com o Arsenal tentando se impor. Pépé teve boa chance, depois de uma falha no Pau Torres no corte. O atacante bateu cruzado, mas parou em Albiol.

Enquanto ensaiava uma reação, o Arsenal perdeu Ceballos. O volante deu um pisão em Parejo, e como já tinha um cartão amarelo, teve que ir mais cedo para os vestiários.

Com um a mais, o Villarreal partiu novamente para o ataque. Chukwueze quase ampliou aos 15, em uma bela finalização de canhota, mas Leno espalmou e tirou o perigo.

O jogo mudou na metade do segundo tempo, e o Arsenal teve uma oportunidade de ouro aos 25 minutos. Saka invadiu a grande área pela direita, e foi derrubado por Trigueros. O árbitro marcou a penalidade, e na cobrança, Pépé marca o primeiro gol dos Gunners.

O Villarreal sentiu o gol, e ficou em mesmo número quando o árbitro expulsou o volante Capoue, após uma dividida com Saka. Ele também já tinha um cartão amarelo.

Já nos acréscimos, Aubameyang quase empatou, ao ficar cara a cara com Rulli. Atento, o goleiro usou de todo seu reflexo para impedir o segundo gol dos ingleses.