Topo

Fluminense

Roger exalta Fred e vitória 'sofrida' do Flu na Libertadores: 'Maiúscula'

Roger Machado exaltou Fred e a vitória "maiúscula" do Fluminense na Libertadores - Lucas Merçon/Fluminense FC
Roger Machado exaltou Fred e a vitória 'maiúscula' do Fluminense na Libertadores Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2021 00h39

Foi com sofrimento, mas o Fluminense encarnou o "Time de Guerreiros" e venceu o Independiente Santa Fe na Libertadores com um a menos em campo. Após a vitória, o técnico Roger Machado exaltou a garra da equipe na Colômbia.

"Primeiro, é importante a gente dizer que foi uma vitória muito maiúscula em que as dificuldades que apareceram no jogo foram em função do adversário. Em Libertadores, a gente sempre busca impor o jogo, mas quando o adversário consegue impor de alguma forma, você usa outro artifício para sobrepor o adversário, faz um jogo físico, de intensidade. A gente conseguiu fazer um jogo intenso e segurar o resultado e o placar quando precisou. É uma partida com ingredientes de Libertadores, como inúmeras vezes eu já participei", declarou.

O treinador também se derreteu em elogios a Fred, que marcou dois gols e se tornou o segundo maior artilheiro da história do clube, com 185. Na temporada atual, já são oito gols em sete jogos.

"Para mim, é um dos grandes artilheiros do mundo, não só do Brasil. É um jogador que eu já conheço de outro momento e, como já trabalhamos juntos, eu sei qual é a forma que ele pode render mais. Este início de temporada está mostrando que ele ainda está em boa forma e, no meu pensamento, está longe de deixar os gramados. Ainda tem muita coisa para contribuir", destacou.

Em sua análise do jogo, Roger admitiu que o Santa Fé foi melhor que o Tricolor em alguns momentos — os colombianos tiveram mais de 70% de posse de bola no jogo —, e explicou sua estratégia.

"A gente não acredita que vai dominar o adversário o jogo inteiro, mas o lado esquerdo do nosso adversário é muito forte. A gente já sabia desde o início, antes da partida, com dois jogadores muito agressivos pelo lado. No primeiro tempo, a gente inverteu o lado dos nossos pontas para buscar maior equilíbrio, mas o adversário em algum momento vai levar vantagem, como levou. Levando vantagem pelo corredor lateral, a gente tem que estar bem posicionado dentro da área, como na maioria das vezes estivemos", disse.

Com um a menos após a expulsão infantil de Egídio, no segundo tempo, o treinador precisou sacar o jovem Gabriel Teixeira, optando por manter um ataque mais físico com Caio Paulista e Bobadilla.

"Primeiro, a gente não perder, quando retomasse essa bola na figura do Cazares, alguém para reter com um pouco da sua habilidade a bola. E segundo, também com a permanência do Caio em campo, é um jogador de velocidade, mas também de boa estatura e força para os embates físicos do final do jogo, com bola aérea, com escanteio. Essa foi a intenção: dar um pouco de controle quando a gente retomasse essa bola, se fosse o caso, mas também tendo a figura do Caio os embates físicos, a bola aérea e sua velocidade", explicou.

Além de todo o drama para segurar a vitória no sufoco, o jogo na Colômbia também ficou marcado por mudanças logísticas por conta da pandemia de coronavírus. Após muitos boatos e explicações oficiais do Fluminense, o treinador saiu em defesa da diretoria, exaltando o trabalho dos envolvidos.

"A mudança de mando de campo, obviamente, atrapalha a logística, organização, descanso dos atletas, mas no vestiário eu dei os parabéns a nossa diretoria em nome do Marcelo Penha, porque conseguiu com agilidade construir e organizar toda essa nossa logística de deslocamento. E a gente teve um prejuízo pequeno. Dentro de campo a gente conseguiu valorizar essa vitória, com muita doação, muito empenho. De fato os jogadores acabaram extenuados, mas vale a pena com os três pontos conquistados e com a possibilidade de consolidar esse início de Libertadores", afirmou.

O próximo compromisso do Fluminense, agora, é pelo Campeonato Carioca, onde enfrenta a Portuguesa, pelas semifinais, no próximo domingo (2). Questionado se utilizará reservas no Estadual, Roger admitiu poupar alguns atletas em função do desgaste.

"A partir de agora a gente começa a organizar as semifinais. Quero poder contar com todos que puderem estar à disposição para esse jogo tão importante do campeonato estadual, mas a gente vai avaliar a recuperação dos jogadores. A sequência é grande, o jogo foi muito desgastante com um a menos. A partir de amanhã (quinta-feira), a gente começa a planejar".

Fluminense