Topo

Fluminense

'Rejuvenescido', Fred tem melhor início e anima Flu em 'sonho' Libertadores

Com grande início em 2021 e na Libertadores, Fred chegou aos 185 gols e é o 2º maior artilheiro da história do Fluminense - Lucas Mercon/Fluminense FC
Com grande início em 2021 e na Libertadores, Fred chegou aos 185 gols e é o 2º maior artilheiro da história do Fluminense Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2021 06h38

Fred e Fluminense foram mesmo feitos um para o outro. O reencontro com o grande amor de sua carreira parece ter rejuvenescido o craque de 37 anos, que faz em 2021 seu melhor início de temporada com a camisa tricolor. Animado com a boa fase de seu camisa 9, o Tricolor ganha corpo na briga pelo "sonho" da Libertadores.

"Quando eu fui fazer o agradecimento para a nossa torcida, acabei me emocionando. É grandioso na vida de qualquer atleta, em uma camisa tão pesada quanto a do Fluminense. Fico muito feliz em alcançar esta marca fazendo gols na Libertadores. Eu não canso de agradecer a nossa torcida, a nossa diretoria e os jogadores que me ajudam muito e me fazem sentir mais jovem a cada dia. Estou muito feliz com isto. Espero continuar fazendo gols sem este objetivo de marcas pessoais, mas para irmos em busca de vitórias e títulos com a camisa do Fluminense", disse, com olhos marejados, após a vitória heroica sobre o Independiente Santa Fe (COL).

Desacreditado em 2020, o Flu conquistou uma vaga na fase de grupos da competição continental oito anos depois de disputá-la pela última vez — com o centroavante novamente como capitão da equipe, como em 2013. Deixou pelo caminho times mais badalados como o Grêmio, que foi eliminado na pré-Libertadores.

Para piorar, deu azar no sorteio e caiu num grupo difícil, com o favorito River Plate e os perigosos colombianos Independiente Santa Fe e Junior Barranquilla. Nada que assuste quem já contrariou a matemática, a lógica e os críticos.

Primeiro, o Fluminense ficou no empate com o River, no Maracanã, em jogo que merecia a vitória. Depois, com atuação de gala do camisa 9, que marcou dois gols, arrancou três pontos do Santa Fe com um a menos em campo após uma maratona de viagens de 4810 km de avião para Armênia, no coração da zona cafeeira da Colômbia — mas que ao menos tirou a altitude do caminho tricolor.

Dividindo a liderança do grupo D com os argentinos, o Flu não esconde de ninguém o sonho de conquistar o troféu que falta em Laranjeiras. E o que é considerado impossível para todos parecer dar a Fred um gostinho a mais.

Considerado "velho", o jogador já fez oito gols em sete jogos em 2021, igualando 2011, seu melhor início e também ano mais artilheiro nos nove que iniciou a temporada no Tricolor. Dez anos atrás, o centroavante fez 34 gols em 43 jogos. Aos 37, entretanto, sabe que não tem o mesmo gás, mas compensa com eficiência incrível: na Libertadores, acertou 100% de suas finalizações em gol.

Com os dois que marcou sobre o Independiente Santa Fe, o ídolo chegou a 185 gols pelo Flu e se tornou o segundo maior artilheiro da história do clube. História que ainda tem páginas a serem escritas pelo artilheiro, que sonha conquistar um título de expressão em sua segunda passagem pelo Tricolor e que ainda pode bater muitos recordes.

Cercados de desconfiança, Fluminense e Fred surpreendem no início de Libertadores em 2021. Com seu craque rejuvenescido, o Tricolor ainda briga pelo título do Campeonato Carioca, em que disputa semifinais contra a Portuguesa a partir deste domingo (2). Na quinta (6), estará na Colômbia de novo, para enfrentar o Junior Barranquilla. Na terra do realismo mágico, o veterano de 37 anos tentará mais uma vez fazer os sonhos se tornarem realidade.

Fluminense