Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Champions: especialistas querem final na Inglaterra se der Chelsea x City

Phil Foden, do Manchester City, divide com Azpilicueta, do Chelsea, em jogo do Campeonato Inglês - Ian Walton/APF
Phil Foden, do Manchester City, divide com Azpilicueta, do Chelsea, em jogo do Campeonato Inglês Imagem: Ian Walton/APF

Colaboração para o UOL

29/04/2021 13h14

As semifinais da Liga dos Campeões ainda não foram definidas, mas especialistas já defendem que uma eventual final inglesa entre Chelsea e Manchester City seja disputada em solo britânico ao invés da Turquia, onde está programada para ocorrer em 29 de maio. "É uma loucura", definiu o professor Keith Neal, especialista em saúde pública na Universidade de Nottingham, para o jornal inglês Daily Mirror.

Escolhida como a sede da final da Liga dos Campeões 2020/21, a Turquia vive um momento de alta nos casos de covid-19. Por conta disso, o país tenta através de medidas restritivas reduzir o número de infecções.

"Eu acho que vai haver sérios problemas. As pessoas estarão viajando em aviões lotados, passando por aeroportos lotados e passando tempo em bares e restaurantes. É muito arriscado. Eu mudaria o jogo. Mova-o para a Inglaterra, onde você pode gerenciá-lo melhor. Você poderia movê-lo para a Inglaterra com os dois times ingleses", avaliou Neal.

Paul Hunter, professor de Medicina da Universidade de Norwich, também foi entrevistado pelo jornal e defendeu a mudança do local da final em caso dos ingleses avançarem. "A questão não é o estádio, é a viagem e o que as pessoas estão fazendo quando estão lá. Globalmente, há mais infecções do que nunca e há potencialmente novas variantes ao redor. Então, de uma perspectiva global, realizar grandes eventos internacionais onde as pessoas provavelmente não vão aderir à orientação porque estão no exterior e provavelmente haverá muito álcool por perto, não parece uma boa ideia", opinou.

As semifinais começaram nesta semana, com o Chelsea empatando com o Real Madrid na Espanha e o Manchester City vencendo o PSG em Paris. A Uefa se planeja para realizar a final no dia 29 de maio, no estádio Ataturk, em Istanbul (Turquia). Ele tinha sido escolhido como sede da decisão da temporada 2019/20, mas por conta da pandemia os jogos foram transferidos para Portugal a partir das quartas de final. A confederação europeia, inclusive, espera que a final da Liga dos Campões desta temporada possa receber público de nove mil pessoas, diferentemente da edição passada quando foi realizada sem a presença de torcedores no estádio.