Topo

Fã de Neymar, Guardiola era contra união com Messi e quis craque no Bayern

Rivais na semifinal da Champions League: Guardiola sempre foi admirador do futebol de Neymar - Tobias Hase/picture alliance via Getty Images
Rivais na semifinal da Champions League: Guardiola sempre foi admirador do futebol de Neymar Imagem: Tobias Hase/picture alliance via Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

28/04/2021 04h00

São várias as entrevistas em que Josep Guardiola se refere a Neymar como o melhor jogador do mundo, ao lado de Lionel Messi. No entanto, a união dos dois astros no Barcelona, em 2013, não agradava ao treinador espanhol. Na tentativa de levar o atacante ao Bayern de Munique na mesma época, seu discurso de convencimento era baseado na dificuldade que o argentino poderia representar na evolução de brasileiro.

Por algumas vezes, Guardiola falou com Neymar da Silva Santos, o pai e empresário de Neymar, antes da ida ao Barcelona. As conversas mostravam o espanhol sedento por uma oportunidade de treinar Neymar no Bayern e de transformar o jovem rapidamente em Bola de Ouro. O caminho de ambos jamais se encontrou no mesmo time, e agora eles voltam a se chocar no duelo entre PSG e Manchester City, pela semifinal da Liga dos Campeões - que começa nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Paris.

É curioso que Guardiola exerceu uma "pressão" para ter Neymar mesmo com o Barcelona já tendo garantido a contratação do jogador desde 2011, em movimento muito criticado pelo Santos anos depois. E, pelo tom adotado pelo treinador em elogios na véspera da semifinal europeia, ficou claro o reconhecimento de que a escolha do brasileiro em jogar no Barça foi acertada.

"Como espectador, eu me divirto toda vez que o vejo. É legal ver sua plasticidade e personalidade. Ele tem o Brasil nas costas. Não é fácil vestir aquela camisa 10. Se Neymar tivesse ficado no Barcelona, eles teriam vencido mais duas ou três Champions. Eu sou um grande admirador, pois acho que ele faz nosso futebol ser melhor", disse Guardiola ontem (27), em entrevista coletiva.

Guardiola observa Neymar em ação na final Barcelona x Santos, no Mundial de Clubes de 2011 - Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images - Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
Guardiola observa Neymar em ação na final Barcelona x Santos, no Mundial de Clubes de 2011
Imagem: Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images

Guardiola ainda lembrou da primeira vez que enfrentou Neymar: no 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos na final do Mundial de Clubes de 2011.

"Antes daquela partida, eu mostrei 10 ou 15 vídeos para os jogadores e disse: "Este é o Rei de Santos" e os atletas ficaram boquiabertos. É uma alegria ver o Neymar jogar", disse.

"O que mais se aproxima de Messi"

O técnico espanhol já admitiu ter ido a fundo na tentativa de levar Neymar ao Bayern de Munique. Ele queria conduzir a formação do brasileiro na Europa e projetava dar a ele no Bayern de Munique a função de jogador principal. No discurso de tentativa de convencer o jogador, o cultuado treinador citava que o Barcelona poderia encontrar dificuldades táticas para ter Neymar ao lado de Messi.

Guardiola imaginava que o começo de Neymar na Europa seria complicado em um Barcelona em reformulação. De fato, a primeira temporada do jogador teve altos e baixos, concorrendo ao posto de titular com o espanhol Pedro e finalizando com 17 gols, em 40 partidas. Em campo, o time foi o 2º lugar do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei e foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões.

O sucesso de Neymar em Barcelona veio na temporada seguinte: a de 2014-2015. Guardiola trata o time formado por Messi, Neymar e Suárez como o mais difícil que enfrentou na carreira. Na semifinal da Liga dos Campeões, em 2015, o Barça venceu o confronto de ida contra o Bayern de Munique, no Camp Nou, por 3 a 0, e se classificou no placar agregado após a derrota na Alemanha por 3 a 2.

"Eram três no ataque (Neymar, Messi e Suárez) que eram insuperáveis. Para mim, o talento individual que mais se aproxima do Messi é o de Neymar, principalmente no fator criatividade", disse Guardiola.

City não tem um Neymar

Recentemente, já projetando o duelo entre PSG x City, Guardiola voltou a falar de Neymar como um dos melhores do mundo, citando não ter ninguém no elenco do Manchester com o mesmo peso.

"Talvez não tenhamos um único jogador capaz de vencer um jogo sozinho como Messi, Ronaldo, Mbappé ou Neymar", disse o técnico à televisão francesa Canal Plus. "Mas o nível médio dos meus jogadores é tão alto que nenhuma substituição tira o equilíbrio da equipe", complementou.

O trabalho para ter Neymar em seu elenco virou parte do passado. Mesmo em 2019, quando o brasileiro se mostrava descontente e ansioso para deixar o PSG, o técnico espanhol não fez contato com o pai do jogador na tentativa de o levar para o Manchester City. Já sobre a desejada transferência ao Barcelona, ele novamente voltou a se posicionar contra.

"Neymar é um jogador extraordinário, mas não sei (se o retorno ao Barça seria bom). É como se eu voltasse. Seria o mesmo? Não sei. Não sou mais o mesmo e também não sei se Neymar seria" analisou o treinador espanhol.