Topo

Desmaio, morte de irmão e medo de covid: a superação de Kanté no Chelsea

N"Golo Kanté foi eleito o melhor jogador da partida contra o Real Madrid e tem história de superação no Chelsea - Denis Doyle/Getty Images
N'Golo Kanté foi eleito o melhor jogador da partida contra o Real Madrid e tem história de superação no Chelsea Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2021 04h00

O empate por 1 a 1 com o Real Madrid foi um tanto quanto decepcionante para o Chelsea, que teve melhor atuação e poderia ter vencido a partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões, na Espanha. Eleito melhor em campo pela Uefa, N'Golo Kanté tem história de superação desde que chegou ao time de Londres, local do jogo de volta entre as equipes na próxima quarta-feira (5).

O destaque de Kanté teve início em 2017, quando brilhou pelo modesto Leicester no surpreendente título inglês. Contratado pelo Chelsea, conquistou o bicampeonato e foi eleito o melhor jogador da competição mais cara do mundo por votos dos atletas. Foi justamente aí que os problemas começaram a aparecer na vida do francês.

É que dias antes da desejada primeiro Copa do Mundo, o volante sofreu grande baque. Seu irmão mais velho morreu por causa de uma parada cardiorrespiratória. Kanté decidiu jogar a maior competição mesmo de luto. Mais que isso. Foi um dos principais destaques do bicampeonato francês.

De volta ao Chelsea, Kanté deu um baita susto sem seus companheiros quando desmaiou no vestiário após um treinamento. O francês passou por uma bateria de exames com especialistas e nenhum problema cardiológico foi identificado. A explicação dada é que as baixas temperaturas de Londres podem ter influenciado no ocorrido.

No ano passado, o volante precisou mostrar coragem ao pedir licença dos treinamentos do Chelsea. Ele foi um dos poucos jogadores a demonstrar medo da exposição sofrida pelos atletas durante a pandemia da Covid-19. Ele manteve a forma de maneira individual no centro de treinamento do clube por duas semanas.

Em 2018, Kanté renovou seu contrato com o Chelsea até 2023 - o antigo vínculo se encerrava em 2021. Desde então, o volante mantém boas atuações e segue como um dos destaques do futebol mundial.