Topo

Corinthians

Corinthians tem dois gols de falta na temporada e já iguala marca de 2017

Lucas Piton comemora gol do Corinthians contra o Santos, pelo Campeonato Paulista - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Lucas Piton comemora gol do Corinthians contra o Santos, pelo Campeonato Paulista Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Diego Salgado e Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/04/2021 04h00

No último domingo (25), em partida contra o Santos, o lateral Lucas Piton fez o seu primeiro gol como profissional do Corinthians, em cobrança de falta, e ajudou o atual elenco a igualar uma marcar da temporada 2017: balançar as redes adversárias em duas oportunidades desta forma. Os números são modestos, mas demonstram que a bola parada pode ser uma arma da equipe para o restante do ano.

Casa de grandes cobradores de falta, como Marcelinho Carioca e Neto, o Corinthians passa por uma crise neste aspecto do jogo. Nos últimos dez anos, e já considerando os gols de Otero e Piton em 2021, o clube contabilizou apenas 13 gols de falta. A título de comparação, o Pé de Anjo fez exatamente o mesmo número de gols com a camisa do Timão apenas em 1996.

No atual elenco, o Corinthians possui somente um especialista nas cobranças de falta; o venezuelano Rómulo Otero. O camisa 11 marcou contra o Retrô, pela Copa do Brasil, mas até agora este foi o único gol dele pelo Timão em bolas paradas. O meia tem contrato até 30 de junho e ainda não sabe se permanecerá no Alvinegro.

No CT Joaquim Grava, Fagner, Luan, Vitinho, Fábio Santos, Lucas Piton, Ramiro e Otero são os nomes que treinam finalizações de falta. O técnico Vagner Mancini cobra este tipo de jogada do elenco, mas está mais preocupado com as faltas pelas laterais do campo — que podem gerar outras situações de gol para a equipe.

Nesta temporada, em 13 partidas o Corinthians fez 17 gols, sendo oito deles (47% do total) originados em jogadas de bola parada. Além dos dois gols em finalizações de falta, o Timão balançou as redes adversárias em jogadas iniciadas em escanteios, faltas pelas laterais e ainda soma dois gols nascidos em pênaltis — um com Jô, no rebote, e outro com Fábio Santos.

Os gols de falta do Corinthians na última década:

2012: 1 (Douglas)
2013: 1 (Pato)
2014: 2 (Jadson)
2015: 3 (Jadson)
2017: 2 (Jadson e Maycon)
2018: 1( Jadson)
2020: 1 (Luan)
2021: 2 (Otero e Lucas Piton)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Corinthians tem 17 gols na temporada. O conteúdo foi corrigido.

Corinthians