Topo

Site vaza suposta nova camisa do Ajax inspirada em Bob Marley

Camisa traz detalhes com cores do reggae; relação entre clube e cantor e surgiu de maneira aleatória em 2008 - Reprodução/FootyHeadlines
Camisa traz detalhes com cores do reggae; relação entre clube e cantor e surgiu de maneira aleatória em 2008 Imagem: Reprodução/FootyHeadlines

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 11h13Atualizada em 27/04/2021 12h08

O site Footy Headlines, especializado em antecipar lançamentos de uniformes de equipes mundo afora, publicou na noite de ontem a possível nova camisa três (alternativa) do Ajax.

O traje, que usa o preto como cor predominante, tem inspiração no cantor jamaicano Bob Marley e um de seus principais hits, "Three Little Birds" ("Três passarinhos").

A homenagem, segundo o portal, consiste em detalhes em verde, amarelo e vermelho na gola da camisa, que é produzida pela Adidas. As tradicionais listras que percorrem a região dos ombros também reúnem as cores - que representam o reggae.

Cada uma das três estrelas localizadas acima do escudo do time também traz as cores que representam o estilo musical - além disto, elas são relacionadas aos três pássaros da música.

Por fim, o escudo e os logotipos da fornecedora e do principal patrocinador foram estampados em vermelho.

Relação clube-cantor é antiga

O rumor sobre a homenagem a Bob Marley não é tão inesperado quanto possa parecer. Há anos, a música "Three Little Birds" é entoada nas arquibancadas do estádio do Ajax em dias de jogos - quando, obviamente, há presença de público. O vídeo acima mostra Ky-Mani Marley, filho do artista, agitando os torcedores.

Tudo começou em 2008, com uma visita do time holandês ao campo do Cardiff City, no País de Gales, para um amistoso de pré-temporada.

Ao fim da partida, que terminou empatada em 0 a 0, foi solicitado que os torcedores holandeses não deixassem o local. Coube a Ali Yassine, ex-locutor do Cardiff City Stadium, manter os visitantes animados enquanto esperavam.

"No fim do jogo, a segurança decidiu manter os torcedores do Ajax no estádio e me pediram para tocar alguma música. Eu comecei com Bob Marley. Eles começaram a dançar, bater palmas e cantar junto. Quando eu fui embora do estádio pensei: 'Uau'", disse Yassine em entrevista ao site "Bleacher Report".

O que era para ser apenas uma distração virou um verdadeiro hino, e os torcedores do Ajax decidiram adotar a ideia, que demorou um tempo para vingar. A música de Bob Marley só ficou marcada como uma tradição da torcida em 2012, quando o Ajax visitou o Manchester United pela Liga Europa. O hit tocou nas arquibancadas do Old Trafford e as imagens viralizaram. Desde então, "Three Little Birds" é entoada a plenos pulmões em todas as partidas.

Veja o possível uniforme dedicado a Bob Marley:

Site vazou na noite de ontem um possível novo uniforme do Ajax inspirado em Bob Marley - Reprodução/FootyHeadlines - Reprodução/FootyHeadlines
Site vazou na noite de ontem um possível novo uniforme do Ajax inspirado em Bob Marley
Imagem: Reprodução/FootyHeadlines