Topo

Quem é o técnico de R$ 164 milhões que chega ao Bayern aos 33 anos

Jan Woitas/picture alliance via Getty Images
Imagem: Jan Woitas/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 11h23

O Bayern de Munique balançou o mercado de técnicos ao anunciar que o jovem Julian Nagelsmann sucederá Hansi-Flick no comando da equipe a partir de julho. A imprensa alemã afirma que o clube desembolsou 25 milhões de euros (R$ 164,4 milhões) para contratar o técnico de 33 anos do RB Leipzig. Os valores envolvidos na negociação, se confirmados, fazem dele o treinador mais caro do mundo.

Nagelsmann é um dos fenômenos da nova geração de técnicos europeus. Ex-zagueiro, ele decidiu iniciar a carreira de treinador depois de passar por diversas operações no joelho e se aposentar do futebol aos 20 anos, quando atuava pelo Augsburg, da Alemanha.

Tão logo se aposentou, Nagelsmann foi convidado por Thomas Tuchel, então técnico da equipe, para fazer parte do núcleo de inteligência das categorias de base do Augsburg, analisando partidas e atletas que pudessem servir ao time principal. Paralelo ao trabalho de campo, Nagelsmann se formou em Ciência do Esporte.

A primeira tentativa do Bayern de Munique de contratá-lo aconteceu em 2010, quando ele trabalhava como auxiliar do time sub-17 do Hoffenheim. A ideia do Bayern era ter Nagelsmann como treinador das categorias de base do clube bávaro. Ele, porém, decidiu permanecer onde estava e conseguiu sua primeira chance como treinador, na temporada 2015/16.

Julian Nagelsmann comemora com os torcedores do Hoffenheim a classificação para a Liga dos Campeões - Alexander Scheuber/Bundesliga/Bundesliga Collection via Getty Images - Alexander Scheuber/Bundesliga/Bundesliga Collection via Getty Images
Julian Nagelsmann comemora com os torcedores do Hoffenheim a classificação para a Liga dos Campeões
Imagem: Alexander Scheuber/Bundesliga/Bundesliga Collection via Getty Images

A missão era difícil. Logo em seu primeiro trabalho, Nagelsmann precisava salvar o Hoffenheim do rebaixamento. E conseguiu. No ano seguinte, a primeira completa de sua carreira, terminou na quarta colocação e classificou a equipe para a Liga dos Campeões.

"Quando você o vê durante os treinamentos, a maneira como orienta os jogadores, você vê uma autoridade natural que ele possui apesar da idade e percebe que ele tem alguma coisa especial", disse Alexander Rosen, diretor-esportivo do Hoffenheim, na época em que o treinador foi efetivado.

Depois do empate em 0 a 0 com o Augsburg que garantiu o Hoffenheim na Liga dos Campeões, Nagelsmann fez jus à pouca idade e foi para o alambrado comemorar com os torcedores, deixando de lado a imagem mais séria que costuma passar nas entrevistas coletivas. "Quando entro em um lugar e as pessoas não me conhecem, a primeira impressão que elas têm é de que sou arrogante. Acho que essa ideia muda quando elas me conhecem", disse certa vez ao site do Campeonato Alemão.

Nagelsmann permaneceu no Hoffenheim até 2019, quando foi contratado pelo RB Leipzig. Depois de conseguir um terceiro lugar em sua primeira temporada, o treinador caminha para garantir o vice-campeonato alemão neste ano, pela segunda vez na história do clube. Na sequência, partirá para o maior desafio de sua carreira, quando assumir o atual octacampeão alemão.