PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Bahia goleia o Guabirá e lidera o grupo B da Copa Sul-Americana

Juninho comemora segundo gol do Bahia na partida - Felipe Oliveira/Bahia
Juninho comemora segundo gol do Bahia na partida Imagem: Felipe Oliveira/Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/04/2021 21h06

Classificação e Jogos

O Bahia atropelou o Guabirá, da Bolívia, nesta terça-feira (27), com o placar de 5 a 0. Essa foi a primeira vitória do Esquadrão na Copa Sul-Americana. A equipe brasileira agora está na liderança do Grupo B com quatro pontos. Os gols foram marcados por Alesson (duas vezes), Juninho e Marcelo Ryan (duas vezes). O goleiro Matheus Pereira também se destacou com a defesa de um pênalti.

Já pensando na final da Copa do Nordeste, o técnico Dado Cavalcanti poupou alguns titulares, outros foram substituídos durante o jogo. O Bahia disputa o primeiro jogo da decisão contra o Ceará neste sábado (1º).

Bahia abre o placar no começo do jogo

Em boa jogada de Thonny Anderson, no lado direito do ataque do Bahia, abriu os caminhos para o Esquadrão na segunda rodada da Sul-Americana. Ele chegou à linha de fundo e mandou para o meio da área. A bola chegou ao atacante Alesson, que empurrou de carrinho para as redes, aos 7 minutos do primeiro tempo (1-0). Com o primeiro gol, o jogo ficou mais fácil para o Esquadrão, que continuou no ataque e com a posse de bola durante a maior parte do tempo, mas sem finalizações perigosas. Aos 23 minutos, entretanto, o Esquadrão deu chance de empate ao Guabirá quando Luiz Otávio derrubou Mina dentro da grande área. Porém...

Matheus Teixeira defende pênalti - Felipe Oliveira/Bahia - Felipe Oliveira/Bahia
Matheus Teixeira defende pênalti
Imagem: Felipe Oliveira/Bahia

Matheus Teixeira mostra que é pegador de pênaltis
Assim como na semifinal da Copa do Nordeste, o goleiro Matheus Teixeira mostrou que tem talento para pegar pênaltis. A cobrança veio com força, no lado direito do gol, mas Matheus estava nela. Ele esperou que o volante Juan Mercado escolhesse o lugar da cobrança e voou na bola, fazendo a defesa. O lance aconteceu aos 24 minutos do primeiro tempo. O Bahia tentou armar um contra-ataque após a cobrança, mas não teve sucesso.

Bahia amplia o placar

Aos 32 minutos do primeiro tempo, o Bahia teve duas chances consecutivas de balançar a rede. Renan Guedes apareceu no lado direita e cruzou para o meio da área. Alesson dominou a bola e tentou o chute, mas foi bloqueado. Ele ficou com a bola e tocou para Thonny Anderson, que girou e também tentou, mas mandou para fora. Aos 39 minutos, após cobrança de falta de Matheus Galdezani, a bola foi certeira na cabeça do zagueiro Juninho, que testou firme para a rede, sem chances para o goleiro Mustafá (2-0). Aos 45, o Esquadrão teve nova chance. Matheus Bahia tocou para Thaciano, quase dentro da pequena área, mas ele desviou para fora.

Segundo tempo começa morno

Apesar de precisar do resultado, o Guabirá não conseguiu construir jogadas de efetividade no começo do segundo tempo. O Bahia também sentiu dificuldades para conectar os lances. Somente aos 16, o Bahia conseguiu finalizar, em um chute fraco de Óscar Ruiz.

Esquadrão aproveita falha do Guabirá

O Guabirá não conseguiu sair com a bola e entregou ao ataque do Bahia, bem próximo da grande área. Alesson cruzou na medida para Marcelo Ryan, que havia entrado há pouco tempo. Aos 19 minutos, o atacante desviou de cabeça e mandou para a rede, novamente sem chances de defesa para o goleiro Mustafá (3-0). Com o resultado construído, o técnico Dado Cavalcanti continuou as mudanças no grupo, já pensando na final da Copa do Nordeste. Aos 25 minutos, Marcelo Ryan mostrou que tem estrela. Renan Guedes levou a marcação e cruzou para trás. Marcelo mandou para a rede e ampliou a goleada (4-0).

Virou passeio

Aos 33 minutos do segundo tempo, o meio-campista Daniel deu um tapa na bola para o meio da área e achou Marcelo, que tocou para o lado e encontrou Alesson. O atacante empurrou a bola para a rede e fez o segundo dele na partida: 5 a 0 no placar, Guabirá sem chances de crescer no jogo, mas o Bahia se manteve no ataque. Quatro minutos depois, Óscar Ruiz teve a chance de balançar a rede, mas Mustafá fez uma boa defesa. O goleiro do Guabirá, aliás, evitou goleada maior fazendo mais três boas defesas nos minutos finais.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 5 X 0 DEPORTIVO GUABIRÁ
SEGUNDA RODADA - COPA SUL-AMERICANA

Data: 27/04/2021 (quarta-feira)
Local: Estádio Pituaçu (BA)
Árbitro: Cristián Garay (CHI
Árbitros Assistentes: Edson Cisterna (CHI) e Leonar Soto (PER)
Cartões amarelos: Luiz Otávio (BAH), Amarilla (GUA), Gualain (GUA), Alesson (BAH), Ibañez (GUA), Ibañez (GUA)
Cartões vermelhos: Ibañez (GUA), após levar dois amarelos;
Gols: Alesson (Bahia), aos 7 minutos do primeiro tempo (1-0); Juninho (Bahia), aos 39 minutos do primeiro tempo (2-0); Marcelo Ryan (Bahia), aos 19 minutos do segundo tempo (3-0), Marcelo Ryan (Bahia), aos 25 minutos do segundo tempo, (4-0), Alesson (Bahia), aos 33 do segundo tempo (5-0).

Bahia: Matheus Teixeira, Renan Guedes, Luiz Otávio (Ignácio), Juninho, Matheus Bahia (Juninho Capixaba), Matheus Galdezani, Patrick de Lucca (Jonas), Thaciano (Daniel), Thonny Anderson (Marcelo Ryan), Alesson e Óscar Ruiz. Técnico: Dado Cavalcanti.

Deportivo Guabirá: Mustafá, Supayabe (Pascua), Ibáñez, Galain, Leaños, Juan Mercado, Amarilla, Peredo, Hurtado (Willian Álvarez), Mina e Vogliotti. Técnico: Victor Andrada.

Futebol