Topo

Multas ao elenco e e-mails: como é papel de capitão de Fernandinho no City

Fernandinho em ação pelo Manchester City - Getty Images
Fernandinho em ação pelo Manchester City Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2021 11h53

Capitão do Manchester City, Fernandinho foi o responsável por levantar o troféu da Copa da Liga Inglesa ontem, após a vitória sobre o Tottenham por 1 a 0 na final da competição. Mas esta não é a única função do volante brasileiro como capitão da equipe inglesa.

Em entrevista ao Players' Tribune, o jogador contou que a rotina do capitão na Inglaterra é bem diferente da que ele conhecia no Brasil. Entre outras responsabilidades, Fernandinho tem que acompanhar detalhes em relação à programação do time e também é quem distribui multas ao elenco.

"O papel de capitão na Inglaterra é bem diferente do que acontece em outros países, como no Brasil. Tenho ainda mais responsabilidades atualmente. Muitos detalhes relacionados à programação e disciplina, por exemplo. Você não tem ideia!", disse o jogador.

"Sou o responsável pelas multas dentro do elenco, como quando alguém usa o celular na fisioterapia. Agora preciso ficar muito atento aos e-mails, cara! Mas é uma tarefa bacana e uma satisfação fazê-la em um clube como o City, onde o padrão é bem alto e todo mundo leva a sério", continuou.

Elogios a Guardiola

Trabalhando com Guardiola desde a temporada 2016/17, Fernandinho distribuiu elogios ao técnico espanhol, a quem classificou como 'revolucionário'. O volante brasileiro disse que o treinador, além de ter muito conhecimento, sabe transmitir suas ideias aos jogadores com clareza

"Um cara que teve enorme influência na minha carreira na Inglaterra, moldando a minha mentalidade, é o Pep. Estamos trabalhando juntos há seis anos e aprendi muito nesse período. Claramente, ele é um dos melhores técnicos da história. Um revolucionário", avaliou Fernandinho.

"Ele é muito inteligente e detalhista, mas, mais do que isso, é um professor brilhante. Às vezes, você tem professores com muito conhecimento, só que não conseguem transmitir a informação. Bom, o Pep tem a capacidade de passar a mensagem que ele quiser, seja técnica, tática ou qualquer outra coisa. Todo mundo simplesmente o entende - o que não é nada fácil em outro idioma, é bom deixar isso bem claro", finalizou.