Topo

Botafogo

Goleada alivia pressão e indica recomeço do Botafogo na temporada

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

26/04/2021 04h00

A vitória por 4 a 0 no encerramento da Taça Guanabara, ontem (26), renovou um pouco os ares do Botafogo, que vinha pressionado após um começo de temporada oscilante, com as eliminações precoces na Copa do Brasil e Campeonato Carioca. O resultado positivo soa quase como um recomeço ao Alvinegro, que tem como objetivo maior em 2021 o retorno à Série A do Brasileiro.

Na visão do técnico Marcelo Chamusca, a equipe demonstrou pontos positivos no triunfo sobre o Macaé, após uma semana de trabalho. A ideia agora é, inclusive, que o tempo se torne um aliado para que erros possam ser corrigidos e a filosofia de jogo implementada até o início da competição nacional.

Após a queda na Copa do Brasil, para o ABC, e a derrota para o Fluminense, no Carioca, houve um movimento da torcida favorável à demissão do técnico. Na ocasião, a diretoria assegurou a permanência, indicando confiança no trabalho que se inicia.

"A vitória é muito importante pelo momento. Vínhamos de uma sequência de empates. Empatamos demais alguns jogos que tivemos condições de vencer. E isso causa um desgaste para todos, não só para o treinador. E sentimos nos jogadores as dificuldades. As vitórias são importantes dentro do nosso cenário, do imediatismo que é o nosso futuro. O que te garante continuidade e crescimento são os resultados. Deveria ser o inverso. E não é só ganhar", disse o treinador.

"Poderíamos ter vindo aqui, ter ganhado, muitos adversários ganharam do Macaé, mas ganhamos com autoridade, construindo, fizemos gols com construção de jogadas. E isso nos dá um alento que a equipe está começando a assimilar e ter uma mecânica de jogar", completou.

Além da questão tática e técnica, há também assuntos fora das quatro linhas. A diretoria está no mercado em busca de reforços e há situações no elenco ainda pendentes, como os casos dos volantes Kayque, Rickson e Luiz Otávio, que têm contrato até o fim do mês que vem e futuro ainda incerto.

A situação mais urgente, talvez, seja a do ataque. O Botafogo já havia vendido Pedro Raul e, recentemente, negociou Matheus Babi com o Athletico-PR. Para a posição, há à disposição, atualmente, os jovens Rafael Navarro e Matheus Nascimento. Há outras posições na mira da cúpula alvinegra, que busca jogadores com mais experiência. Sem poder de investimento, porém, essa procura tem sido cautelosa para evitar erros.

Botafogo