PUBLICIDADE
Topo

Paulista - 2021

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Colunistas: Paulistão tem São Paulo favorito e Bragantino como ameaça

Jogadores do São Paulo comemoram gol na vitória por 3 a 0 contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista - Divulgação / São Paulo FC
Jogadores do São Paulo comemoram gol na vitória por 3 a 0 contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista Imagem: Divulgação / São Paulo FC

Do UOL, em Santos (SP)

26/04/2021 12h38

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL dizem se São Paulo desponta como grande favorito ao título paulista
  • Juca: "Completamente! Está jogando muito bem, com padrão, escale quem escalar"
  • Milton Neves: "Sim, vejo apenas o Bragantino com chances de colocar água no chope"
  • Renato Maurício Prado: "Pelo que está jogando e pela má fase do Palmeiras, sim"
  • André Rocha: "Há abismo de desempenho entre SP e demais postulantes ao título"
  • "Ano do São Paulo deve ir muito além do Paulistão", analisa a colunista Milly Lacombe
Classificação e Jogos

Ao vencer o Ituano por 3 a 0 na noite de ontem (25), o São Paulo alcançou a sua maior sequência de triunfos dos últimos noves anos e confirmou o bom momento do time comandado por Hernan Crespo, que se tornou o primeiro classificado para as quartas de final do Paulistão.

Palmeiras e Santos, além de não darem tanta atenção ao Estadual, estão longe de suas melhores fases: o Alviverde voltou a tropeçar — perdeu do Mirassol — e ficou em situação complicada na sua chave, enquanto o Santos, derrotado no clássico contra o Corinthians, viu Ariel Holan pedir demissão e agora está sem técnico.

Para completar, o Corinthians, apesar da vitória no dérbi, segue inconstante e sem convencer como o Tricolor, especialmente na qualidade do jogo.

Diante do atual panorama dos rivais, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: O São Paulo desponta como grande favorito ao título paulista? A resposta foi positiva, sendo que boa parte dos jornalistas ainda colocou o Red Bull Bragantino, e não algum dos três grandes, como maior ameaça ao título tricolor. Confira as respostas:

Sem dúvida. Palmeiras e Santos nunca focaram no Paulistão, e o Corinthians enfrenta toda sorte de dificuldades, inclusive técnicas. A maior ameaça ao título do São Paulo deve ser o Red Bull Bragantino. Imagino que a torcida vá cobrar esta taça para encerrar o jejum tricolor.
ALICIA KLEIN

Sem dúvida. Há um abismo de desempenho entre São Paulo e demais postulantes ao título. E considerando o grupo acessível na Libertadores e o confronto tranquilo na terceira fase da Copa do Brasil com o 4 de Julho, Hernan Crespo poderá seguir rodando o elenco e até priorizar a reta final do estadual para acabar logo com esse jejum de títulos.
ANDRÉ ROCHA

Entre os grandes, sim. Mas o Red Bull Bragantino também está logo ali ao lado na disputa pelo favoritismo. Sobre o São Paulo: se reforçou bem, tem um elenco bem interessante, e Crespo consegue tirar o máximo dos jogadores mesmo com a rotação no time titular. Não menos importante, o impacto da crise financeira, a princípio, tem reflexo dentro de campo.
BRUNO ANDRADE

O São Paulo é o que tem os melhores resultados entre os grandes e ainda está em um grupo mais fácil para classificar. Mas acho que ainda é cedo para ver se o time está pronto para ser considerado como o favorito. Na hora "H", o peso da fila pode atrapalhar, especialmente em mata-mata.
DANILO LAVIERI

Completamente! E não apenas porque o Palmeiras deixou, corretamente, o Paulistinha de lado, mas porque está jogando muito bem, com padrão, escale quem escalar. Deve se preocupar, porém, com o Bragantino.
JUCA KFOURI

É o time com melhor futebol nesse início de temporada 2021. Independentemente dos problemas dos outros times, se coloca como favorito pelo início promissor de Crespo.
MARCEL RIZZO

O São Paulo é o time que trata com mais empenho o certame e, entre os grandes, o que mais precisa desse título. Em tese, sim, o favorito, embora em competições de mata-mata um time possa perder tudo em apenas uma jornada ruim.
MAURO CEZAR

O São Paulo tem o melhor futebol e nunca esteve tão perto de ganhar um título desde 2012. Bem, houve o Brasileiro do ano passado, com aquela derrocada. Mas o Flamengo tinha melhor elenco. Agora, não. As contratações foram boas, o estilo de jogo de Crespo foi bem assimilado e as revelações de Cotia fazem bem aos olhos: Nestor, Talles, Galeano... Então, está claro que não é favorito. As quartas e as semis dão em jogo único. Tudo pode rolar. E a final, contra Corinthians não teria favorito, apesar do mau futebol do time de Mancini. Mau Futebol com aproveitamento excelente. O Palmeiras também, caso consiga se classificar, pode ganhar o título.
MENON

Sim. E desponta grandiosamente: Crespo parece ter o time nas mãos e está montando uma equipe que vai além de 11 titulares. O ano do São Paulo deve ir muito além do Paulistão. O Red Bull Bragantino corre por fora, mas, da forma como eu entendo o futebol, seria muito ruim se ganhasse o Paulista. O recado seria o de que um clube-empresa é a solução. Se a disputa for essa, que o São Paulo represente o futebol verdadeiro, feito para o torcedor achar, no encontro com o time para o qual escolheu torcer, uma fresta para conferir algum sentido à vida.
MILLY LACOMBE

O São Paulo é ENORME favorito ao título paulista. Por estar jogando muito bem, com titulares ou reservas, e por não ter rivais à altura. Hoje, vejo apenas o Red Bull Bragantino com chances de colocar água no chope do time de Hernan Crespo. Mas é bom frisar que o Paulista não matará a fome de títulos do Tricolor. É preciso brigar com grandes taças também.
MILTON NEVES

Pelo que tem jogado e pelo que Palmeiras, Corinthians e Santos não têm, sim, o São Paulo é o favorito.
PERRONE

Pelo que está jogando e pela má fase do Palmeiras, sim. Mas se o time do Abel Ferreira se classificar e jogar completo contra o time do Crespo, ainda pode ser capaz de vencê-lo. Resta saber se terá interesse, pois parece completamente focado na Libertadores.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, pelo futebol apresentado até aqui é o grande favorito. Mas como teremos ainda jogos pelo mata-mata, muita coisa pode mudar. Nos últimos anos, o São Paulo tem tropeçado justamente nos jogos eliminatórios. Mas com a má fase do Santos, e o desinteresse do Palmeiras, o caminho fica mais fácil para o time de Crespo. Corinthians e Bragantino são seus grandes concorrentes hoje.
RODOLFO RODRIGUES

Sim. É o time que vem jogando melhor a competição. Mesmo com a rotatividade do elenco não tem caído tanto de produção. Colocaria o Red Bull Bragantino logo abaixo.
RODRIGO COUTINHO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL