Topo

Mauro: Superliga pode mudar futebol, mas depende da reação das pessoas

Do UOL, em Santos (SP)

24/04/2021 04h00

A ideia da Superliga Europeia, mesmo interrompida, pode provocar uma mudança no futebol em vários aspectos. Este foi um dos temas abordados por Mauro Cezar no "Fala, Maurão" desta semana. De acordo com o colunista do UOL, o esporte pode ganhar um novo rumo dependendo de qual for a reação das pessoas que se manifestaram contra a criação da Liga.

"A Superliga, a reunião do clube do Bolinha de alguns times europeus, acabou não dando em nada, muito em função de uma péssima repercussão e muitas manifestações de torcedores. Quais podem ser as consequências disso? Pode significar uma mudança em vários aspectos, dependendo dessas pessoas que se manifestaram, que saíram de uma zona de acomodação diante de muitas mudanças feitas, nem todas positivas", analisa.

Mauro Cezar citou exemplos de dois cenários que podem se transformar daqui para frente: a postura passiva de torcedores em estádios, como acontece, por exemplo, na Inglaterra, e o sentimento de poder dos "empoderados" donos de clubes.

"Os estádios ingleses perderam muito a sua alma, vibração, atmosfera... Tudo é proibido. E isso diminui muito o valor da experiência de ir a um jogo de futebol. Parece um teatro, de fato. E pode mudar nesse sentido, se mais pessoas reivindicarem mudanças que façam com que os estádios ingleses sejam mais parecidos com estádios de futebol, e não com teatros", cita.

"Pode mudar também no sentido de que donos de clubes não se sintam tão empoderados, porque os donos reais sempre serão os torcedores", acrescenta.

"Pode mudar, mas vai depender muito de como as pessoas vão se comportar, se irão se sentir motivadas a reagir, a protestar e a mudar o rumo das coisas, ou se irão se acomodar para que tudo continue como antes, exceto esse episódio específico da Superliga", completa.