Topo

Maratona do Palmeiras também dificulta sequência de esquema com 3 zagueiros

Zagueiro Renan comemora gol, em jogo da Libertadores - Cesar Greco/Palmeiras
Zagueiro Renan comemora gol, em jogo da Libertadores Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, de São Paulo

23/04/2021 04h00

O Palmeiras entra em campo hoje (23) às 20h, contra o Guarani, em Campinas, para encarar seu quarto jogo em oito dias. Isto significa apenas um terço da maratona de 12 jogos que a equipe vai ter em 26 dias. Haja fôlego! Depois de uma vitória suada na estreia na Libertadores, o time agora quer se recuperar no Campeonato Paulista, pelo qual não vence há três rodadas.

O triunfo sobre o Universitário-PER, por 3 a 2, foi marcado não só pela sua dramaticidade, com um gol no último lance da partida (literalmente), mas também pela escalação de três zagueiros por Abel Ferreira. O sistema 3-5-2 foi mantido durante todo o confronto, não importando se o time estivesse com boa vantagem à frente no placar por 2 a 0, ou depois de permitir o empate.

O português deu a entender que adotou a formação para poder jogar com alas mais soltos, compensando os desfalques que seu ataque tem. Hoje, ele está praticamente sem alternativas para jogar pelas pontas. O problema? A trinca na zaga também pode ser difícil de ser mantida, devido, justamente, à sequência inclemente de partidas.

Dos seis zagueiros do elenco alviverde, quatro (Alan Empereur, Gustavo Gómez, Luan e Renan), estiveram em campo na vitória em Lima. Kuscevic, ainda se recupera de lesão, Henri, recém-promovido da base, ficou fora. Acontece que Empereur foi expulso no Peru e vai ter de cumprir suspensão na próxima terça-feira (27), contra o Independiente del Valle-EQU, no Allianz Parque.

Se não puder contar com Kuscevic e quiser poupar atletas, Abel poderá usar os garotos que subiram da base ou recuar Danilo Barbosa, que agradou o técnico atuando pelo lado direito da defesa contra o São Paulo. Lembrando, antes de voltar à Libertadores, o Alviverde tem mais um compromisso pelo Paulistão: Mirassol, domingo (25), em casa.

Abel já declarou sua predileção por jogadores que atuem em mais de uma função. Assim Renan, autor do gol da vitória sobre o Universitario-PER, ganha pontos por também poder atuar na lateral-esquerda. Caso semelhante ao do lateral esquerdo Vanderlan, que atuou como zagueiro no empate sem gols com o Botafogo-SP. Outro jogador que pode atuar ali é o volante Felipe Melo. Nos tempos de Vanderlei Luxemburgo, o capitão do Palmeiras jogou como zagueiro, em uma linha com quatro defensores.

Antes da vitória sobre o Universitario, o Palmeiras já havia usado o sistema com três zagueiros na derrota para o São Paulo, no empate com o Botafogo-SP (ambos com o time reserva), mas sem ser em tempo integral. O saldo é de três gols marcados, todos no triunfo pela Libertadores, e três gols sofridos.

"Todos sistemas têm vantagens e desvantagens, podem ser muito ofensivos ou não. São sistemas em que gosto de jogar. Quando o Palmeiras me contratou, eu jogava com três centrais, mas com jogadores muito agressivos por fora a carregar", descreveu recentemente o técnico Abel Ferreira.

Mesmo com o triunfo na Libertadores, as decisões de Abel em campo não deixam de ser questionadas. Um dos motivos foi a falta de criatividade da equipe contra São Paulo e Botafogo-SP, pelo Estadual.

"Já disse que não sou treinador de sistemas, gosto de jogar de várias formas. O jogo não tem a ver com números, mas dinâmicas. Eu sempre joguei com três defesas, ou com dois centrais e um lateral, ou com dois zagueiros e um volante a entrar no meio dos zagueiros. O que me importa não é olhar para trás, quando estamos a atacar, olhem quantos chegam na área. É para frente que se olha. Não há sistema mais agressivo do que o que jogamos", explicou Abel, após o jogo da última quarta, no Peru.

Apesar de a maratona já castigar o Palmeiras com lesões, como as de Breno Lopes, Gabriel Verón, Lucas Lima e Kuscevic, o treinador palmeirense pode ter o retorno dos meio-campistas Gabriel Menino e Zé Rafael, que treinaram normalmente com o grupo ontem (22).

O Palmeiras precisa da vitória contra o Guarani para não deixar os adversários escaparem na classificação. O Verdão é o terceiro colocado do Grupo C, com nove pontos em seis jogos. Mas o time tem um jogo a menos que o Novorizontino, segundo colocado, com 14 pontos, e três jogos a menos que o líder da chave, o Red Bull Bragantino, que tem 20 pontos.

FICHA TÉCNICA:

GUARANI x PALMEIRAS
Motivo: 7ª rodada Campeonato Paulista 2021
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 23 de abril de 2021 (sexta-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

GUARANI: Rafael Martins; Mateus Ludke, Romércio, Airton e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Andrigo; Bruno Sávio, Júlio César e Davó. Técnico: Allan Aal

PALMEIRAS: Weverton (Vinícius Silvestre); Danilo Barbosa, Alan Empereur e Renan; Mayke, Fabinho, Zé Rafael e Gustavo Scarpa e Viña (Victor Luis); Willian e Wesley. Técnico: Abel Ferreira