Topo

Ele trocou a Roma pelo Vaticano. Agora vai ser ordenado pelo Papa Francisco

Samuel Piermarini, goleiro que decidiu se tornar padre - Twitter /Reprodução
Samuel Piermarini, goleiro que decidiu se tornar padre Imagem: Twitter /Reprodução

Colaboração para o UOL

23/04/2021 16h44

Samuel Piermarini poderia defender os chutes de Cristiano Ronaldo no Campeonato Italiano, mas o ex-goleiro que teve chance de jogar na Roma decidiu seguir outro caminho e agora será ordenado padre pelo Papa Francisco no próximo domingo (23).

Como muitos garotos italianos, Piermarini tinha o futebol como paixão e jogava como goleiro. Fã de Buffon, aos 17 anos chegou a ser aprovado para fazer parte das categorias de base da Roma pelo técnico Andrea Stramaccioni, que teve passagem por Inter de Milão e Udinese, mas resolveu recusar o convite para atender um chamado para a vocação sacerdotal.

"Eles estavam procurando um segundo goleiro para a competição sub-17 do Campeonato Italiano, e depois do teste fui chamado pelo técnico Andrea Stramaccioni, que me disse que eu poderia assinar o contrato. Em vez de futebol, eu escolho a batina, respondi", contou o seminarista de 28 anos para o jornal italiano Corriere della Sera.

Após 11 anos de sua escolha, Piermarini será ordenado padre pelo Papa Francisco. "Eu tinha uma namorada, uma escola, o futebol. Amigos me disseram 'o que você fez?', mas havia essa pergunta em mim: 'Senhor, você não está me chamando para outra vida?'", falou o italiano que foi missionário no Brasil por dois anos.

Apesar de não seguir a carreira profissional, Samuel Piermarini seguiu praticando futebol como hobby e disputou a Clericus Cup, um torneio organizado entre as universidades pontifícias, sendo o capitão da equipe do seminário Redemptoris Mater de Roma.

Além de Pierirmarini, o Papa Francisco ordenará outros oito sacerdotes, incluindo o brasileiro Mateus Henrique Ataíde da Cruz. A cerimônia terá o comando do Sumo Pontífice da Igreja Católica porque ele também ocupa o cargo de bispo da Diocese de Roma.