Topo

Grêmio

Mauro: "Será legal ver Grêmio interessado em brigar pelo título brasileiro"

Do UOL, em Santos (SP)

22/04/2021 04h00

Depois de anos consecutivos marcando presença na fase de grupos da Copa Libertadores, o Grêmio pode, em 2021, dar uma atenção maior ao Campeonato Brasileiro, uma vez que terá um torneio mata-mata de menos peso pela frente. Para Mauro Cezar, que abordou o tema no "Fala, Maurão", o Tricolor gaúcho tem condições de brigar tanto pela Série A como pela Sul-Americana.

"Será que teremos o Grêmio campeão brasileiro ao final de 2021? Já faz tempo, em 1996; nunca conseguiu erguer o troféu desde a introdução do sistema de pontos corridos, em 2003. O Grêmio teve bons times em vários momentos, é inclusive um dos que mais pontua em pontos corridos, mas não ganha o campeonato, muitas vezes porque acaba priorizando mata-mata", inicia o colunista do UOL Esporte.

"O técnico Renato Gaúcho, que deixou o comando recentemente, sempre priorizou o mata-mata, e um dos argumentos que muitos torcedores utilizam é de que o Grêmio não tem condições de investir como Palmeiras e Flamengo, então, a competição em pontos corridos seria mais difícil, e a solução seria brigar em certames eliminatórios", analisa Mauro, que diz não aprovar a tese dos aficionados tricolores.

"Não concordo muito com essa tese. O Grêmio formou elencos fortes nos últimos anos, mas nunca teve o Brasileiro como prioridade. Agora, como a Sul-Americana não tem o peso da Libertadores, surge essa possibilidade de priorizar o Brasileiro. Dá pra brigar pelas duas? Acho que sim, dá pra priorizar a Série A e tentar avançar ao máximo na Sul-Americana", acrescenta.

Mauro Cezar recorda que nem Grêmio nem Inter conquistaram o Campeonato Brasileiro na Era dos pontos corridos e diz que "será legal" ver uma eventual mudança de postura do Tricolor em relação à competição.

Será legal, se acontecer de fato, ver o Grêmio interessado em brigar pelo título brasileiro, afinal de contas, nenhum gaúcho conquistou a Série A nos pontos corridos até hoje.

Grêmio