Topo

Paranaense - 2021

Jogadores são afastados após suspeita de fraude em teste de covid no Paraná

Castro é um dos atletas do Cascavel afastado pela Federação Paranaense - Reprodução
Castro é um dos atletas do Cascavel afastado pela Federação Paranaense Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/04/2021 20h54Atualizada em 23/04/2021 14h25

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) afastou os atletas Enzzo, Castro, Gabriel Oliveira e Lapa, do Cascavel, após a suspeita de uma tentativa de falsificação do exame RT-PCR, feito para detecção da covid-19.

A decisão foi tomada antes da partida contra o Athletico, válida pela 4ª rodada do campeonato estadual. Os atletas foram proibidos de entrar em campo, e o time foi superado por 3 a 1.

Em nota, a FPF afirmou que foram encontrados "indícios de falsificação" nos testes, e o laboratório responsável foi acionado. O local confirmou que nenhum dos jogadores havia passado pelo exame, que faz parte do protocolo anti-covid estabelecido em em todos os estaduais do país.

No Paraná, a não realização do exame viola o protocolo assinado pelos 12 clubes da competição. O caso será levado para análise do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) para apuração.

"A Entidade repudia toda e qualquer tentativa de fraude e violação ao Protocolo de Jogo da FPF/COVID-19, informando desde logo que os fatos serão reportados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR), para consequente apuração, oportunização do contraditório e ampla defesa, e, se for o caso, aplicação das penalidades cabíveis", diz o texto.

Comissão técnica se demite

Depois do episódio, toda a comissão técnica do Cascavel pediu demissão. De acordo com o clube, nenhum deles sabia do caso.

A diretoria do Cascavel, por sua vez, soltou uma nota para informar que irá apurar o caso. "Vamos apurar os fatos, tomar as devidas providências internas, se houve negligência, e apresentar a defesa no momento oportuno. Sempre ressaltando que não houve prejuízo ao espetáculo e muito menos a saúde de terceiros", disse.

"Todos atletas que jogaram e comissão técnica que estavam no estádio estão negativos pra COVID-19. Vamos aguardar a publicação oficial da súmula para maiores esclarecimentos", acrescenta.

Confira a nota da FPF na íntegra:

"A Federação Paranaense de Futebol vem, através da presente, esclarecer os fatos ocorridos na partida entre Club Athletico Paranaense e Cascavel Clube Recreativo realizada na tarde de hoje (22/04/2021), no Estádio Joaquim Américo Guimarães, válida pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão - Temporada 2021, mais especificamente com relação ao afastamento de atletas antes do início da partida.

Cumpre deixar claro que o afastamento dos atletas (Enzzo Fabrizio Jovinski Stresser, Luiz Felipe Castro Neto, Matheus Gabriel de Oliveira Moraes e Wagner Afonso Bello de Lima) do Cascavel CR se deu em razão de tentativa de falsificação de exames RT-PCR para a detecção da COVID-19, apresentados para a referida partida.

Frise-se que após a devida conferência dos exames foram constatados indícios de falsificação, e a fim de averiguar a suspeita, a FPF entrou em contato com o Laboratório responsável, que por sua vez confirmou que referidos atletas não realizaram os testes nas datas em questão.

A Entidade repudia toda e qualquer tentativa de fraude e violação ao Protocolo de Jogo da FPF/COVID-19, informando desde logo que os fatos serão reportados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR), para consequente apuração, oportunização do contraditório e ampla defesa, e, se for o caso, aplicação das penalidades cabíveis."