Topo

São Paulo

Crespo adota cautela ao usar Eder no São Paulo e vê físico como prioridade

Eder comemora gol do São Paulo contra o Sporting Cristal, pela Libertadores - Getty Images
Eder comemora gol do São Paulo contra o Sporting Cristal, pela Libertadores Imagem: Getty Images

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

22/04/2021 04h00

Eder chegou ao São Paulo, em março deste ano, com bastante pompa. A passagem de destaque pela Itália e os bons números acumulados na China fizeram com que o atacante de 34 anos ganhasse moral no clube. O jogador, no entanto, ainda não foi titular da equipe comandada por Hernán Crespo. Há cautela sobre a parte física do atleta nos bastidores do CT da Barra Funda.

Contratado em meio à paralisação do futebol no território paulista por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado, o jogador fez treinamentos específicos com Alejandro Kohan, responsável pela preparação física na comissão técnica de Crespo, e tentou aprimorar o condicionamento.

A preocupação é pelo fato de o atleta ter ficado cinco meses sem atuar — a sua última partida pelo Jiangsu Suning, da China, ocorreu em 12 de novembro de 2020. De lá para cá, ele ficou ao menos três meses sem utilizar a estrutura de um clube de futebol para treinar. A sua chegada ao CT da Barra Funda aconteceu na segunda metade de março.

Focado em aprimorar o físico, Eder tem recebido chances da equipe, mas sempre atuando por menos de 45 minutos. Ele entrou no segundo tempo dos últimos cinco jogos e esteve em campo por 139 minutos — diante de São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani, Palmeiras e Sporting Cristal. No período em campo, balançou as redes adversárias em duas oportunidades.

O futebol apresentado o credencia para disputar posição entre os prediletos da comissão técnica, sobretudo na vaga de Pablo, que não goza de tanto prestígio com a torcida. A comissão técnica, no entanto, é bastante cautelosa sobre a utilização do atleta de 34 anos. Não está descartada a escalação de Eder ao lado de Luciano entre os titulares. Porém, antes, precisam ter certeza de que ele está apto para jogar por mais minutos.

Até aqui, Pablo e Luciano têm a preferência de Crespo. O equatoriano Joao Rojas, todavia, também já esteve entre os titulares.

Eder assinou com o São Paulo por duas temporadas, até o fim de 2022. O atacante é visto como uma alternativa importante para o setor ofensivo nesta temporada.

São Paulo