PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Campeonato Paraibano terá árbitra em jogo da Série A pela primeira vez

Ruthyanna Camila durante partida da segunda divisão do Piauiense - Arquivo pessoal
Ruthyanna Camila durante partida da segunda divisão do Piauiense Imagem: Arquivo pessoal

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/04/2021 17h09Atualizada em 21/04/2021 17h29

Pela primeira vez, uma mulher do quadro da Federação Paraibana de Futebol vai apitar uma partida da Série A do estadual. Ruthyanna Camila comandará o jogo entre Atlético de Cajazeiras e São Paulo Crystal, pela 2ª rodada do campeonato, marcado para este sábado (24), no Estádio Perpetão, em Cajazeiras, na Paraíba.

Ruthyanna é potiguar e mora em Patos, no sertão da Paraíba. Amante do futebol desde pequena, aos 17 anos de idade, em 2014, fez um curso em Águas de Lindóia, que reuniu árbitros de todo o país e foi ministrado por instrutores da Fifa e também da Confederação Brasileira de Futebol, desde então, não parou mais.

Dois anos depois do curso, no dia 16 de setembro de 2016, ela foi a primeira mulher da arbitragem do estado a apitar um jogo com o selo da CBF. Ruthyanna comandou o duelo entre Botafogo-PB e São Francisco-BA, pela Copa do Brasil de Futebol Feminino.

De lá para cá, foi utilizada pela CBF em jogos de futebol feminino e em partidas da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Agora, vai carimbar sua estreia na elite estadual. Procurada pelo UOL Esporte, a árbitra afirmou que não pode dar entrevistas no momento por "ordens do protocolo da Fifa".

Ruthyanna nasceu em 1995, em Natal, no Rio Grande do Norte, mas aos oito anos foi morar em Várzea, no Seridó paraibano. Aos 15 anos, ela se mudou para Patos para estudar e acabou fixando residência na cidade até hoje.

Futebol