Topo

Torcedores do Grêmio lotam aeroporto para despedida de Renato Gaúcho

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2021 15h44

Centenas de torcedores do Grêmio foram ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, hoje (20). A aglomeração registrada nas redes sociais (veja vídeo abaixo) foi para despedida de Renato Portaluppi, que deixou o comando do time na semana passada. Recuperado da covid-19, o treinador embarcou rumo ao Rio de Janeiro.

Aos 58 anos, Renato deixa o Grêmio como técnico que mais vezes comandou o clube. Ele e a diretoria fecharam acordo pela saída logo após a eliminação na fase preliminar da Copa Libertadores.

"Renato! Renato! Renato!", foi o grito mais forte dos torcedores. O grande número, sem estimativa oficial por parte dos administradores do aeroporto, fez o treinador mudar a rota e protagonizar aceno de despedida ao público.

A mobilização pelas redes sociais gerou o último ato da terceira passagem de Renato como treinador do Grêmio. No final de semana, jogadores e funcionários encontraram o técnico no hotel que serve de concentração e fizeram despedidas individuais. O local serviu como casa para Portaluppi nos últimos anos.

Os torcedores do Grêmio se amontoaram em um portão lateral, que dá acesso à pista do aeroporto. Com direito a faixas e instrumentos musicais, a massa comoveu o ídolo. Ao lado do empresário e de seguranças cedidos pelo Grêmio, Renato foi até as proximidades da grade. Em um vídeo que foi feito por Gerson Oldenburg, o técnico chega a pegar objeto das mãos de um torcedor.

Um dia antes, Renato Portaluppi divulgou carta de despedida. O texto agradeceu diretoria, jogadores e funcionários. Revelou ideia de churrasco por parte do elenco e teve sinais de possível retorno no futuro, ao usar a expressão "até breve".