Topo

Grêmio anuncia novo vice de futebol, que confirma conversa com Tiago Nunes

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2021 19h13

Marcos Herrmann é o novo vice de futebol do Grêmio. Anunciado hoje (20), o dirigente chega para liderar o processo de reformulação após a saída de Renato Portaluppi. Na primeira entrevista no novo cargo, ele confirmou conversa com Tiago Nunes "e outros treinadores" e, por mais que tenha declarado não ter urgência em fechar com novo técnico, deve acelerar as tratativas. O ex-comandante de Athletico-PR e Corinthians segue sendo amplo favorito a ocupar o cargo.

Herrmann é integrante do Conselho de Administração, órgão formado por seis vice-presidentes e Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. Nas próximas horas, o clube deve anunciar os diretores políticos de futebol. A contratação de um diretor executivo ainda é avaliada e pode acontecer depois do acerto com o novo treinador.

"O nosso padrão é fazer uma analise bem detalhada do futuro. O Tiago Nunes, sem dúvida, é um nome que está na lista. Já conversamos com ele, com outros treinadores. Queremos ter uma definição muito em breve. Embora estejamos confortáveis com o trabalho do Thiago Gomes. Não estamos ansiosos com este assunto do treinador, mas queremos resolve-lo na medida do possível", disse Marcos Herrmann.

O UOL Esporte apurou que Tiago Nunes foi procurado no final da semana passada, logo depois da definição da saída de Renato. O treinador, livre no mercado da bola desde o desligamento do Corinthians, já conversou com o Grêmio sobre tempo de contrato, formação da comissão técnica e salários. Mas ainda não houve troca de papéis ou assinatura de contrato. Tudo parou até que houvesse montagem do departamento de futebol gremista.

"O que não dá para ser, neste tipo de escolha, é ser voluntarioso. Isso é igual entrevista de emprego. A gente vai legal, bota uma boa gravata, faz um agrado e tudo funciona maravilhosamente bem. O mundo real é um pouco diferente. Temos que debater, estressar conceitos. Não podemos ter surpresas futuras, dizer 'isso não estava combinado'. Vamos ter que debater, vamos ter que conversar, ter empatia. Aquela coisa assim… o feeling de que pensamos de modo semelhante. Podemos até pensar errado, mas temos que ter pensamentos comuns, metodologias comuns. Nesse sentido, ao contrário do que se fala, o Brasil tem treinadores muito bons. Modernos. Um deles é o Tiago Nunes. A conversa foi muito boa, mas não temos acertado", disse Herrmann.

O plano do Grêmio é contratar treinador que aumente o uso de jogadores oriundos das categorias de base. Tiago Nunes passou pela base gremista entre 2013 e 2014 e a experiência no departamento é um dos motivos para provável acerto.