Topo

Cruzeiro

Cruzeiro critica postura de Guzmán e aciona jurídico contra o atleta

Yeison Guzmán, de 23 anos, assinou contrato por cinco anos com o Cruzeiro - Divulgação/Cruzeiro
Yeison Guzmán, de 23 anos, assinou contrato por cinco anos com o Cruzeiro Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

20/04/2021 23h34

O Cruzeiro comunicou que o atleta Yeison Guzmán, anunciado pela Raposa na última quinta-feira (15), descumpriu o acordo firmado com o clube brasileiro e o Envigado FC, com quem tinha vínculo. A imprensa colombiana já havia noticiado que o jogador havia desistido do negócio, e os brasileiros encaminharam a situação ao departamento jurídico.

Em nota, o Cruzeiro deixou claro que a negociação já estava formalmente concluída, com aceite de todas as partes, documentação encaminhada, tudo "dentro dos parâmetros determinados pela FIFA".

"Nos últimos dias, no entanto, de forma estranha e distante de qualquer profissionalismo, o staff do atleta passou a não atender os profissionais de Cruzeiro e Evignado para a finalização dos trâmites burocráticos, causando enorme desconforto em todos os envolvidos", diz o texto.

"Diante do comportamento e da negativa do atleta, em honrar com aquilo que fora acordado e formalmente assinado, o Cruzeiro informa que já está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis, resguardado por documentação e arquivos comprobatórios. A diretoria do Cruzeiro continuará trabalhando firme para que os objetivos da temporada sejam alcançados, dando todo o suporte para que a comissão técnica possa desenvolver um grande trabalho dentro das quatro linhas. Ninguém é maior do que o Cruzeiro", conclui o documento.

O UOL Esporte apurou que o próprio jogador, mesmo depois de ele e os dois clubes terem acertado todas as condições, rechaçou o negócio. A questão que teria feito Guzmán mudar de opinião passaria por impostos descontados no valor do salário acordado. A negativa de Yeison Guzmán foi apoiada pelo empresário que cuida da carreira do meio-campista.

O Cruzeiro anunciou a contratação do jogador no dia 15 de abril. Nesta data, o perfil da Raposa no Twitter postou inúmeras publicações em espanhol, em referência ao idioma falado por Guzmán, uma das promessas do Envigado, clube da primeira divisão colombiana.

O anúncio da desistência de Guzmán surpreendeu os torcedores do Cruzeiro. O clube colombiano ainda não se manifestou oficialmente, mas uma fonte disse à reportagem que o presidente do Envigado, que detém os direitos econômicos do meia, já comunicou ao Cruzeiro que o negócio está desfeito. Procurado, o estafe do atleta não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Cruzeiro