Topo

ANÁLISE

Mauro Cezar: Superliga é mais um exemplo de ganância na sociedade

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 16h32

O mundo do futebol teve como principal notícia na semana a criação de uma Superliga Europeia com a reunião de Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Inter de Milão, Juventus, Milan, Atlético de Madri, Barcelona e Real Madrid, que causou polêmica com outros clubes, torcedores e jogadores.

No podcast Posse de Bola #118, Mauro Cezar Pereira comentam iniciativa dos clubes ricos do futebol europeu e aponta o episódio como mais uma demonstração de ganância na sociedade, citando a corrida da vacina por empresários e brigas políticas em relação à pandemia.

"Eu vejo isso como mais um exemplo de ganância na sociedade. Se você tem empresários querendo vacinar os seus funcionários para que eles possam trabalhar e dane-se o outro que tem uma empresa menor e que não terá recurso para tanto, aí você vai lá, incorpora essa empresa menor, que continua parada, ou então você a leva à falência porque você é o maior e vai continuar crescendo e o outro vai morrer de fome. Isso na pandemia, obviamente, você tem políticos tentando tirar vantagem da pandemia para mirar urnas lá na frente, políticos de todas as origens", diz Mauro Cezar.

"Numa sociedade como essa, nada mais natural que o futebol seguir na mesma toada e aí esses clubes se reúnem e falam 'nós vamos fazer o Clube do Bolinha, nós ganharemos dinheiro e os outros que se danem'. Eu acho uma grande sacanagem, esses clubes não precisam disso. Se eles quiserem reivindicar uma Liga dos Campeões em um outro formato, jogar nos finais de semana, eu acho que é possível fazer isso sem avacalhar com o futebol e tirar de cena vários outros clubes que esportivamente podem buscar espaço", completa.

O jornalista cita ainda a possibilidade desta ação ter impacto direto nas ligas nacionais devido às vagas em competições europeias que são atrativos para os clubes, lembrando que o Campeonato Inglês foi vencido pelo Leicester há poucos anos, em 2016, e que hoje o clube poderia ficar sem uma vaga em competição europeia no caso de vigorar a iniciativa da Superliga.

"Você imagina o Leicester ganhar o Campeonato Inglês e ele não vai para a competição internacional, isso pode inclusive prejudicar campeonatos como a própria Premier League, os ingleses que estão tão envolvidos nisso, porque a corrida pelas vagas é um objetivo importante dentro da competição, uma competição milionária, então pode ser até prejudicial", diz Mauro.

Por fim, o colunista do UOL Esporte também considera a possibilidade de o anúncio ser uma tentativa de pressionar a Uefa para reivindicações dos clubes por mais dinheiro e mudança no formato da Liga dos Campeões, que também apresentou mudanças hoje.

"Eu fico com a opinião do nosso colega Fernando Kallás, lá em Madri, ontem nós conversamos e acho que ele definiu bem, isso pode funcionar pelo menos como uma ferramenta para pressionar a Uefa e aí criar uma situação em que os clubes do bloco consigam mais vantagens, ou seja, levar adiante seus objetivos, entre eles jogos de Liga dos Campeões nos finais de semana, mexer no calendário. Ou seja, 'nós estamos unidos aqui, se vocês não nos ouvirem e não cederem em nada, nós vamos levar isso adiante'. Essa pode ser a mensagem embutida nessa manifestação", diz Mauro.

"Pode ser na verdade uma grande estratégia. Agora, na essência é uma sacanagem, você pega e fala 'atenção, Leicesteres da vida, vocês não vão jogar competição internacional nenhuma', o Always Ready nunca jogaria a Copa Libertadores da América se formassem aqui um grupo com os grandes clubes da América do Sul", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.