Topo

Inglês - 2020/2021

Leeds pressiona e arranca empate do Liverpool no Campeonato Inglês

Firmino e Kalvin Phillips durante a partida entre Leeds x Liverpool  - CLIVE BRUNSKILL/Pool via REUTERS
Firmino e Kalvin Phillips durante a partida entre Leeds x Liverpool Imagem: CLIVE BRUNSKILL/Pool via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 17h58

Em meio às polêmicas sobre a criação de uma Superliga Europeia, da qual o Liverpool faria parte, o time de Kloop empatou em 1 a 1 com o Leeds, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Inglês. Os gols foram marcados por Sadio Mané e Diego Llorente.

Antes do apito do árbitro, os jogadores do Leeds exibiram uma camiseta em protesto à criação do novo campeonato. "Faça por merecer em campo. Futebol é para os fãs", dizia a mensagem, com a marca da Liga dos Campeões.

Do lado dos Reds, Alisson teve uma grande atuação. No melhor momento do Leeds na partida, ele retardou o gol empate, ainda que não tenha conseguido evitar o gol no fim da partida.

Com o resultado, o Liverpool estaciona na sexta colocação, com 53 pontos, e enfrenta o Newcastle no sábado (24), às 8h30 (Horário de Brasília). O Leeds é o 10º, com 46, e recebe o Manchester United no domingo (25), às 10h (horário de Brasília).

O jogo

Meslier foi o primeiro a ser exigido no duelo. Aos 4 minutos, Thiago não tomou conhecimento de Phillips na intermediária e soltou a bomba com efeito no meio do gol. O goleiro deu um salto e tirou com um tapa para a linha de fundo.

Alisson também apareceu bem. Em um erro de passe na saída de jogo do Liverpool, Phillips interceptou e colocou Bamford na cara do gol. Ele adiantou demais, o goleiro brasileiro chegou abafando e acabou cedendo o escanteio.

Aos 30, Mané inaugurou o placar. Diogo Jota deu um ótimo lançamento em velocidade para Alexander-Arnold. O lateral chegou antes de Meslier e tocou no meio, e o camisa 10 só teve trabalho de empurrar para o fundo da rede.

Firmino perdeu a chance de ampliar no primeiro minuto ta segunda etapa, depois de pegar um rebote do lado esquerdo da área. De canhota, ele colocou no cantinho direito, mas Meslier estava atento.

Milner achou Mané no meio da área e cruzou da linha de fundo. Ele tentou se antecipar a Meslier, mas na dividida com o goleiro, a bola foi para a fora.

Da metade do segundo tempo em diante, o Leeds foi só pressão. Aos 14, o VAR analisou um possível toque de braço de Alexander-Arnold dentro da área, mas na revisão, não marcou a penalidade.

No lance seguinte, o Leeds cobrou escanteio pela esquerda e Bamford desviou na entrada da pequena área. Hélder Costa finalizou no susto e mandou por cima do gol de Alisson.

No reflexo, Alisson salvou o Liverpool mais uma vez após uma linda jogada individual de Roberts, que invadiu a área e deixou para Harrisson. O camisa 22 limpou Milner e bateu cruzado, de canhota, e o brasileiro conseguiu tirar com o pé.

O Leeds chegava com facilidade tocando a bola, e Bamford, teve nova oportunidade após um lançamento incrível de Ayling. Na tentativa de encobrir Alisson, ele carimbou o travessão.

Aos 13, quem parou na muralha dos Reds foi Roberts. Da meia direita, Ayling deu um ótimo passe para o camisa 11 dentro da área. Ele soltou uma bomba cruzada - a bola bateu no peito de Alisson e foi para fora.

O brasileiro, no entanto, não conseguiu fazer milagre. Depois de tanto pressionar, o Leeds conseguiu o gol de empate aos 41, com Diego Llorente.

Em escanteio de Harrison, o camisa 14 subiu mais que Kabak na pequena área, e cabeceou para baixo. A bola não foi no canto, mas Alisson ficou vendido, parado no meio do gol, e só viu ela entrando.

Meslier se posicionou bem para evitar o segundo gol do Liverpool já aos 47, em uma boa jogada de Firmino. O camisa 9 invadiu a área depois de se livrar de dois marcadores e serviu Oxlade-Chamberlain, que finalizou de bico no meio do gol. O goleiro conseguiu encaixar a bola e fazer a defesa.