Topo

Ex-lateral Gilberto volta ao Flamengo e assume cargo em projeto da base

Ex-lateral Gilberto volta ao Flamengo para coordenar projeto de formação de base - Ian Sena/CRF
Ex-lateral Gilberto volta ao Flamengo para coordenar projeto de formação de base Imagem: Ian Sena/CRF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/04/2021 17h29

Campeão carioca pelo Flamengo em 1996, o ex-lateral Gilberto volta ao clube para assumir o cargo de coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), voltado para as categorias de base.

O PDI visa o aprimoramento de jovens de 15 a 20 anos, que receberão auxílio no aprimoramento das partes técnica, tática, física, psicológica e nutricional, segundo o ex-jogador.

"É um projeto novo no clube e no futebol brasileiro, e que tenho certeza de que fará o Flamengo colher muitos frutos já num futuro bem próximo. O principal objetivo do PDI é lapidar as principais joias da nossa base, e prepará-los da melhor forma possível para que cheguem ainda mais bem preparados no profissional", disse ele ao site do Fla.

"Nós selecionamos os atletas de maior potencial a partir da categoria Sub-15, e oferecemos a eles uma série de atividades complementares no contraturno dos treinamentos, de uma forma planejada para que não os atrapalhe nos estudos. Essas atividades são subdivididas em quatro pilares: tática, técnica, mental e física. Nosso objetivo principal é potencializar o que eles já têm de melhor, com trabalhos específicos personalizados e individualizados", completou Luiz Carlos, gerente geral da base rubro-negra.

Ao longo da carreira, Gilberto teve passagens ainda por clubes como Vasco, Cruzeiro, Grêmio e Vitória, dentre outros, além de Internazionale, da Itália, Hertha Berlim, da Alemanha, e Tottenham, da Inglaterra. Ele também vestiu a camisa da seleção brasileira, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006 e participado das conquistas da Copa das Confederações 2005 e da Copa América 2007.