Topo

Copa do Nordeste - 2021

Ba-Vi na disputa? Apenas 2 jogadores brigam pela artilharia no Nordestão

Gilberto é o artilheiro da Copa do Nordeste, com sete gols - Kely Pereira/AGIF
Gilberto é o artilheiro da Copa do Nordeste, com sete gols Imagem: Kely Pereira/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/04/2021 11h25

Enquanto a disputa se acirra na fase de mata-mata da Copa do Nordeste, a briga pela artilharia segue quente. A rodada do fim do fim de semana tirou quatro dos seis candidatos a artilheiro da competição e só sobraram Gilberto, do Bahia, com sete gols em sete jogos, e Samuel, do Vitória, com cinco gols em nove jogos.

O alagoano Gilberto teve a partida mais memorável na competição. Ele fez quatro gols na goleada do Bahia sobre o Altos, ainda na 6ª rodada da fase de grupos, e anotou ao menos um gol em cada partida desde então. Ainda na fase de grupos, ele marcou contra na derrota contra Fortaleza e na vitória contra o ABC. Também deixou o dele no triunfo CRB nas quartas de final. Aos 31 anos, ele é o 4º maior artilheiro da história do Nordestão, com 21 gols no total.

Samuel Xavier - Walmir Cirne/Agif - Walmir Cirne/Agif
Samuel, do Vitória, tem cinco gols no Nordestão
Imagem: Walmir Cirne/Agif

Samuel tem trajetória diferente. Aos 20 anos, ele já empatou em gols com os artilheiros do Vitória nas edições de 2018 (Yago), Nicácio (2013) e Nadson (2003). No Nordestão, ele balançou a rede pela primeira vez justamente contra o Bahia, na terceira rodada da fase de grupos. Depois, fez gols nos empates contra Sampaio Corrêa e CRB, e nos triunfos contra Treze, ainda na fase de grupos, e Altos, já nas quartas de final.

A rodada do fim de semana tirou da disputa pela artilharia Dellattore, do CSA, autor de seis gols na competição - um deles justamente na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, que eliminou o Azulão da Copa Nordeste 2021. Lucão do Break, com quatro gols, também foi eliminado no fim de semana, na goleada de 4 a 0 aplicada pelo Bahia no CRB. João Leonardo, do Treze, e Wallyson, do ABC, também fizeram quatro gols cada, mas seus respectivos times não passaram da fase de grupos.

Os próximos jogos da Copa do Nordeste serão entre Fortaleza x Bahia e Ceará x Vitória, com disputa marcada para o dia 24 (sábado). Nas fases de mata-mata da Copa do Nordeste há a presença do VAR, e jogos únicos definem quem irá para a próxima fase. O time que foi melhor na fase de grupos joga em casa. Se houver empate no tempo regulamentar, o jogo é definido em cobranças de pênaltis.