Topo

Cruzeiro

Conceição critica gramado, mas exime jogadores do Cruzeiro de derrota

Felipe Conceição fez críticas ao gramado do Manduzão e pediu atenção da FMF com o estádio - Bruno Haddad/Cruzeiro
Felipe Conceição fez críticas ao gramado do Manduzão e pediu atenção da FMF com o estádio Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2021 14h04

O Cruzeiro interrompeu sua sequência de quatro jogos de invencibilidade com a derrota por 1 a 0 para o Pouso Alegre, hoje (18), pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Na visão do técnico Felipe Conceição o resultado negativo, que impediu a Raposa de, pelo menos por enquanto, garantir vaga na semifinal do estadual, aconteceu também pela qualidade ruim do gramado estádio Manduzão.

"O campo muito ruim atrapalhou muito a nossa performance hoje, dos atletas, da gente ditar o ritmo do jogo como estamos acostumados. Até tivemos o controle do jogo, mas não conseguimos colocar a partida no nosso ritmo. Ficou um jogo mais parado, mais devagar por causa do campo. Muita dificuldade para trocas passes rápidos, isso gera muitos erros de passe, erros técnicos, erros individuais, que não é culpa dos atletas", analisou.

O treinador considerou a derrota para o Pouso Alegre como um "ponto fora da curva".

"Estamos em uma segunda fase de manutenção da equipe, de crescimento coletivo e individual. Estamos conseguindo, hoje foi um ponto fora da curva pelo contexto do jogo, não só do campo mas da viagem, desgaste, da sequência, situações que são difíceis até para cobrar os atletas", comentou.

Com o resultado o Cruzeiro perdeu uma posição e agora é o terceiro colocado com 17 pontos, dois a menos que o América-MG, o vice-líder. A Raposa jogará pela classificação à semifinais do estadual no próximo domingo, contra o Patrocinense, no Mineirão, às 16h, na 11ª rodada.

Mudança na escalação

Para o jogo com o Pouso Alegre o treinador promoveu algumas mudanças na equipe titular. O atacante Airton ficou no banco, o volante Adriano não jogou e o meia Rômulo ganhou a oportunidade no time titular.

"Em relação à escalação, o Adriano vinha num desgaste maior e a gente aproveitou para dar uma oportunidade para o [Matheus] Neris e não correr o risco também de lesão. Optamos por tirar um dos extremos, no caso o Airton, para que o outro jogasse menos tempo. A estratégia nossa era que o Airton e o Bruno tivessem dentro da partida minutos menores do que vinham tendo para que a gente pudesse controlar. Foram duas viagens muito desgastantes, para cá [Pouso Alegre] foram mais cinco horas de ônibus. A gente gerenciou assim. O Rômulo foi um caso à parte por que vem produzindo, lutando pela posição e hoje teve a oportunidade de iniciar a partida", explicou, citando a oportunidade para outros atletas.

"A gente conta com todo mundo, tivemos a estreia do Stênio, do Marco Antônio. Conseguimos oportunizar atletas oriundos da base, que estamos olhando e tentando desenvolve-los o máximo possível, dando oportunidade. A partir disso é com cada um. O grupo se empenha, mantém padrão, mesmo com adversidades controlamos a partida, criamos chance e poderíamos sair com a vitória, mas faz parte do futebol. Uma bola que o adversário encontrou, um bate-rebate, enfim, futebol acontece disso. A gente está numa crescente, demonstramos isso, temos um padrão hoje, uma equipe forte e vamos buscar nossos objetivos na temporada", ponderou.

Crítica ao gramado

Felipe Conceição pediu maior atenção da Federação Mineira de Futebol com os gramados do Campeonato Mineiro.

"Um campo como esse precisa ser revisto para as próximas edições do Campeonato Mineiro. Acho que o Campeonato Mineiro está em um nível muito bom, melhora a cada ano. As equipes do interior como o Pouso Alegre, dentre outras, são equipes competitivas, equipes que demonstram um bom trabalho. Mas o campo realmente prejudica não só a equipe do Cruzeiro, mas o espetáculo. Isso pode ser revisto e quem sabe ajudado até pela federação, para que equipes assim tenham campos melhores e proporcionem ao torcedor um espetáculo melhor", ponderou.

Cruzeiro